Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
16 de junho de 2016
Mulher conhece filho que deu à luz enquanto estava em coma devido à h1n1

Dizem que o amor de mãe supera qualquer barreira. Andreia Vasconcelos, de 29 anos, orgulha-se de acreditar nessa força. Moradora de Alcântara, em São Gonçalo, ela só conheceu o filho recém-nascido depois de 45 dias em coma. Até o parto foi feito enquanto ela estava sem consciência.
Andreia, que ainda está internada no Complexo Hospitalar de Niterói, no Centro, foi contaminada com o vírus da gripe h1n1 e precisou ficar sedada e entubada, depois de o pulmão quase parar de funcionar. Ela já estava com seis meses de gravidez quando isso aconteceu.

O drama começou no dia 20 de abril, quando ela reclamou com o marido, o eletricista Aldenir da Silva Souza, de 37, que estava resfriada. Dois dias depois, com grande dificuldade para respirar, foi levada para o hospital.- Ela fazia muita força para respirar. Os médicos identificaram um quadro de gripe suína e resolveram sedá-la - conta Aldenir. Dois dias depois, a equipe médica resolveu fazer uma cesariana para retirar o bebê.
- O nosso Jonatam, que está com 53 dias de vida, é uma verdadeira fortaleza. Ele resistiu a três paradas cardíacas e nasceu com apenas 1,2kg. Hoje, já está com mais de 2,6kg - celebra o pai. Andreia se lembra com emoção dos momentos depois que acordou do coma. Precisamos submetê-la à chamada oxigenação por membrana extracorpórea, que substitui a função dos pulmões - disse o médico Moyzes Damasceno, que cuidou da paciente.

Fonte: Extra

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!