16 de junho de 2016
Mulher conhece filho que deu à luz enquanto estava em coma devido à h1n1
Dizem que o amor de mãe supera qualquer barreira. Andreia Vasconcelos, de 29 anos, orgulha-se de acreditar nessa força. Moradora de Alcântara, em São Gonçalo, ela só conheceu o filho recém-nascido depois de 45 dias em coma. Até o parto foi feito enquanto ela estava sem consciência.
Andreia, que ainda está internada no Complexo Hospitalar de Niterói, no Centro, foi contaminada com o vírus da gripe h1n1 e precisou ficar sedada e entubada, depois de o pulmão quase parar de funcionar. Ela já estava com seis meses de gravidez quando isso aconteceu.
O drama começou no dia 20 de abril, quando ela reclamou com o marido, o eletricista Aldenir da Silva Souza, de 37, que estava resfriada. Dois dias depois, com grande dificuldade para respirar, foi levada para o hospital.- Ela fazia muita força para respirar. Os médicos identificaram um quadro de gripe suína e resolveram sedá-la - conta Aldenir. Dois dias depois, a equipe médica resolveu fazer uma cesariana para retirar o bebê.
- O nosso Jonatam, que está com 53 dias de vida, é uma verdadeira fortaleza. Ele resistiu a três paradas cardíacas e nasceu com apenas 1,2kg. Hoje, já está com mais de 2,6kg - celebra o pai. Andreia se lembra com emoção dos momentos depois que acordou do coma. Precisamos submetê-la à chamada oxigenação por membrana extracorpórea, que substitui a função dos pulmões - disse o médico Moyzes Damasceno, que cuidou da paciente.
Fonte: Extra