Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
17 de novembro de 2016
Morte de macaco coloca Jales em alerta contra febre amarela, SP

Um macaco foi encontrado morto nesta sexta-feira, 11, em Rosalina, zona rural de Jales. O animal foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para confirmar se a causa da morte é febre amarela.Na região, são investigadas pelo menos mais 40 mortes de macacos pela doença. Quatro já foram confirmadas em Rio Preto, Ibirá, Potirendaba e Pindorama. Em abril, um homem morreu vítima do vírus em Bady Bassitt.

Em Jales as equipes fizeram o bloqueio no raio de dois quilômetros de onde o macaco foi encontrado. O bloqueio consiste na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus, e orientação da população.

Para completa proteção contra a febre amarela é necessário que os adultos tenham tomado duas doses da vacina. Quem aidna não tomou deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Essa é a orientação para quem vive nas proximidades de onde o macaco foi encontrado, em Jales, e também para o restante da população. Em Rio Preto a vacina também está disponível, bem como nas cidades da região.

As crianças devem ser imunizadas aos seis meses de vida, e tomar mais duas doses de reforço, segundo novo protocolo adotado pela Secretaria Estadual de Saúde. Antes, a primeira dose era aplicada somente aos nove meses.

http://www.diariodaregiao.com.br/cidades/morte-de-macaco-coloca-jales-em-alerta-contra-febre-amarela-1.569181

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!