17 de novembro de 2016
Morte de macaco coloca Jales em alerta contra febre amarela, SP
Um macaco foi encontrado morto nesta sexta-feira, 11, em Rosalina, zona rural de Jales. O animal foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para confirmar se a causa da morte é febre amarela.Na região, são investigadas pelo menos mais 40 mortes de macacos pela doença. Quatro já foram confirmadas em Rio Preto, Ibirá, Potirendaba e Pindorama. Em abril, um homem morreu vítima do vírus em Bady Bassitt.
Em Jales as equipes fizeram o bloqueio no raio de dois quilômetros de onde o macaco foi encontrado. O bloqueio consiste na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus, e orientação da população.
Para completa proteção contra a febre amarela é necessário que os adultos tenham tomado duas doses da vacina. Quem aidna não tomou deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Essa é a orientação para quem vive nas proximidades de onde o macaco foi encontrado, em Jales, e também para o restante da população. Em Rio Preto a vacina também está disponível, bem como nas cidades da região.
As crianças devem ser imunizadas aos seis meses de vida, e tomar mais duas doses de reforço, segundo novo protocolo adotado pela Secretaria Estadual de Saúde. Antes, a primeira dose era aplicada somente aos nove meses.
http://www.diariodaregiao.com.br/cidades/morte-de-macaco-coloca-jales-em-alerta-contra-febre-amarela-1.569181