Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
17 de fevereiro de 2017
Ibama diz que Samarco e BHP não cumpriram prazo de limpeza da Barragem de Candonga

O Comitê Interfederativo (CIF), presidido pelo Ibama, publicou um documento alegando que as mineradoras Samarco e BHP Billiton descumpriram o prazo para a limpeza de 400 metros de rejeito na Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, conhecida como Candonga. Ela está localizada a 100 quilômetros de Mariana, onde a Barragem de Fundão se rompeu, provocando a morte de 19 pessoas e a pior tragédia ambiental da história do Brasil. A limpeza deveria ser feita até dezembro.

Segundo o Ibama, uma medição das impurezas da água foi feita na área da hidrelétrica e os números revelaram que a contaminação na Barragem de Candonga é de 412 mil metros quadrados. A Fundação Renova, criada pelas duas mineradoras, é responsável pela limpeza das barragens afetadas pelo rompimento de Fundão há um ano e três meses.

Por meio de nota, a assessoria da Samarco informou que já foi dragado um valor superior ao pedido pelo Ibama. “Até o momento foram dragados cerca de 660 mil metros cúbicos de rejeitos do reservatório da usina. O volume é maior do que era previsto para ser retirado nos primeiros 400 metros desde o barramento", informou. A empresa justificou, no texto, que em março do ano passado,2016, a estimativa era de que havia 550 mil metros cúbicos de rejeitos na área, porém o período chuvoso contribuiu para o acúmulo de mais material no local. Disse, ainda, que executará a limpeza total do reservatório até julho de 2017.

O Comitê Interfederativo estipulou uma multa de R$ 1 milhão, acrescida de multa de R$ 50 mil por dia de descumprimento da obrigação. A mineradora alegou que ainda não foi notificada da multa e já entrou com um recurso no CIF contra a imputação da penalidade. Na deliberação do CIF, ficou estipulado que as empresas têm até 15 de abril para entregar uma nova proposta para o cumprimento da cláusula acordada.

Fonte: Estado de Minas.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!