17 de fevereiro de 2017
Judoca morre com suspeita de leptospirose em Chapecó, SC
Chapecó – O judoca João Lima, de 20 anos, faleceu por volta das 18h15min de terça-feira (7).
De acordo com a família, o jovem estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Oeste (HRO), desde quarta-feira (1), respirando com auxílio de aparelhos, após uma sequência de sintomas semelhantes à de dengue. Ainda durante o decorrer destes sete dias, João apresentou uma melhora. Porém, não resistiu e acabou indo a óbito no hospital.
Ele é natural de Salvador (BA) e morava em Chapecó, onde era Judoca e treinada pela ACHA Judô. A família suspeita que o jovem tenha contraído a doença Leptospirose, devido à febre alta, um dos sintomas da doença transmitida pelo contato humano com urina de ratos.
O Portal Diário Chapecó, entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica de Chapecó na qual informou que foram realizados diversos exames no paciente. A suspeita de dengue foi descartada, após o primeiro resultado. Já exame de Leptospirose foi encaminhado a São Paulo, para análise laboratorial e deverá ficar pronto na próxima semana. Outros exames, até mesmo de febre amarela, também foram realizados.
Transmissão: a leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.
https://diariochapecosite.wordpress.com/2017/02/08/judoca-morre-com-suspeita-de-leptospirose-em-chapeco/