22 de fevereiro de 2017
Carnaval terá esquema para notificar casos de dengue, zika e febre amarela, BA
Agentes de combate a endemias e técnicos da Vigilância Epidemiológica de Salvador vão notificar casos suspeitos de dengue, zika, chikungunya e febre amarela durante o carnaval, que ocorreu oficialmente entre os dias 22 a 28 de fevereiro. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Segundo Geruza Moraes, diretora de Vigilância e Saúde de Salvador, serão feitas borrifações de inseticida em um raio de 100 metros da residência, local de trabalho e demais regiões onde o paciente relatar ter sido picado. Inseticida vem sendo aplicado nos circuitos do carnaval para combater o mosquito desde o início do mês.
Os pacientes com suspeita de estar com algumas dessas doenças receberão atendimento e passarão por avaliações médicas em postos montados nos principais circuitos da festa.
Ainda segundo a secretaria, profissionais capacitados também atuam durante todo o período do carnaval no terminal rodoviário e aeroporto orientando os viajantes sobre o controle vetorial do mosquito Aedes aegypti e prevenção à febre amarela. Os viajantes recebem também informações sobre sintomas e vacinas, além de serem avisados sobre os telefones do Centro de Informações em Vigilância em Saúde (CIEVS) da SMS disponível para dúvidas da população. Os números são: (71) 3202-1721 ou 3202-1722.
http://g1.globo.com/bahia/carnaval/2017/noticia/2017/02/carnaval-tera-esquema-para-notificar-casos-de-dengue-zika-e-febre-amarela.html