Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
28 de abril de 2015
Campanha Doe+Vida permite que doadores de órgãos e tecidos se cadastrem virtualmente

Campanha Doe+Vida permite que doadores de órgãos e tecidos se cadastrem virtualmente

As pessoas que quiserem se declarar doadoras de órgãos e tecidos têm, agora, a possibilidade de registrar este desejo virtualmente. Através do site www.doemaisvida.com.br, os interessados podem se cadastrar e imprimir o cartão virtual Doe+Vida. A campanha Doe+Vida, lançada no último dia 25 pelo Programa Estadual de Transplantes (PET), é a pioneira em cadastro online no Brasil.

O coordenador do PET, Rodrigo Sarlo, destaca que a doação é um problema que envolve toda a sociedade, uma vez que não é possível executar e promover a doação de órgãos e tecidos sem a autorização da família. Em muitos casos, os parentes desconhecem o desejo do ente querido de ser doador.

“Através desta campanha as pessoas podem se cadastrar doadoras, mostrar o desejo para a família e compartilhar esta ideia. A doação de órgãos e tecidos pode salvar mais de 50 vidas, mas precisamos da solidariedade das pessoas”, explica Sarlo.

A legislação brasileira determina que somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos em pacientes com morte encefálica. Atualmente, quase 50% das doações que poderiam acontecer não se concretizam pela não autorização das famílias. O secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, acredita que a campanha será uma forte aliada para aumentar o número de doadores e, consequentemente, salvar mais vidas.

“Caso exista alguma resistência da família do paciente em doar, com o conhecimento da vontade de ser doador, através do cadastro no Doe+Vida, as chances da doação se concretizar são maiores. A abordagem é difícil, mas vamos incentivar a sociedade a esclarecer suas dúvidas e falar sobre o assunto sem tabus”, declara.

A decisão de doar órgãos é um gesto de amor que ajuda a salvar vidas e leva esperança para muitas pessoas. Mas declarar sua vontade é uma forma de apoiar e divulgar este gesto de solidariedade. Basta dizer sim! Converse com sua família e compartilhe esta ideia. Vida a gente curte. E compartilha.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!