Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
08 de julho de 2015
Meningite: saiba como se prevenir e conheça os sintomas

Meningite: saiba como se prevenir e conheça os sintomas

Período mais frio do ano, o inverno é, também, o momento em que aumenta a incidência de algumas doenças que, não por acaso, muitas vezes são chamadas de “doenças de inverno”. A gripe talvez seja a mais conhecida delas, mas neste período do ano aumentam, também, os números de casos de outras doenças transmitidas pela respiração, entre elas a meningite.

Denomina-se meningite qualquer inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Esta inflamação pode ser causada por agentes físicos ou químicos e, mais frequentemente, bactérias, vírus e fungos.

As meningites bacterianas são, do ponto de vista clínico, as de maior gravidade, pois são as que causam mais óbitos e sequelas. Dentre as meningites bacterianas, as infecções por meningococos são as que têm mais potencial de ocasionar surtos e epidemias. As meningites causadas por determinados vírus, particularmente os enterovírus, também podem causar surtos, mas quase sempre evoluem para cura sem sequelas.

De modo geral, as meningites são endêmicas: sempre ocorrem casos isolados e esporádicos em todas as partes do mundo. Mas como em geral são transmitidas de pessoa a pessoa através das vias respiratórias, a incidência aumenta no inverno, quando as pessoas ficam mais próximas e em ambientes mais fechados e pouco ventilados.

Prevenção

Por isso, é importante saber quais são as medidas de prevenção. Para se prevenir, é importante que as pessoas adotem cuidados individuais como cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, evitar ambientes fechados e pouco ventilados, com grande aglomeração de pessoas, e lavar as mãos com regularidade. Outra medida de prevenção é a vacinação.

A vacina contra a doença está disponível nos postos de saúde, seguindo o calendário de vacinas do Ministério da Saúde. No calendário básico de vacinação da criança estão incluídas vacinas que protegem contra algumas das bactérias que mais frequentemente podem causar meningite, como vacina antimeningocócica C, vacina antipneumocócica, vacina contra o hemófilo influenzae b (isolada ou contida na vacina pentavalente) e BCG.

Sintomas

É importante, também, ficar alerta para os principais sintomas da doença, o que permite o diagnóstico precoce e aumenta as chances de cura. Os sinais e sintomas mais comuns da meningite são febre, dor de cabeça, geralmente intensa, e vômitos, que podem surgir na forma de jatos. Em caso de suspeita deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde. Embora possa ocorrer em qualquer idade, as meningites, principalmente a infecção meningocócica, são mais frequentes em indivíduos abaixo dos 15 anos de idade (cerca de 80 % dos casos).

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!