23 de setembro de 2015
Catedral Metropolitana recebe iluminação especial no Dia Nacional da Doação de Órgãos
Neste domingo, dia 27 de setembro, o Brasil inteiro se une em prol de uma causa nobre: a doação de órgãos. Para reforçar a importância da data, os principais monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras serão iluminados na cor verde, que corresponde a doação de órgãos. No Rio de Janeiro, a Catedral Metropolitana está recebendo a iluminação especial durante esta semana. A iniciativa faz parte das ações do Programa Estadual de Transplantes para lembrar a importância desse ato.
Tradicionalmente, a data também é lembrada pela comemoração do Dia de São Cosme e São Damião. Muitas pessoas desconhecem, mas a ideia e concepção do transplante tiveram início com os dois santos. Segundo a Igreja Católica, os irmãos eram médicos e realizavam atendimento à população sem custo algum e teriam realizado a primeira cirurgia deste tipo. Por isso, São Cosme e Damião são os padroeiros do transplante.
RJ se destaca no panorama nacional
No primeiro semestre de 2015, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), o Brasil alcançou a marca de 1.356 doadores. O Estado do Rio de Janeiro foi destaque no panorama nacional sendo o segundo estado com o maior número de notificações e em famílias que disseram “sim” à doação de órgãos para transplantes: 483 e 149, respectivamente.
É importante ressaltar que a doação de órgãos e tecidos só pode ser concretizada através do consentimento da família. A legislação brasileira determina que somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica. Não é preciso deixar nenhum documento escrito, basta uma palavra de solidariedade. Diga sim!re o estado e os municípios e estimulando a colaboração das suas respectivas áreas técnicas na busca do aprimoramento das ações da Vigilância Ambiental.
(Foto: T photography / Shutterstock.com)