06 de novembro de 2014
Vacina contra difteria, tétano e coqueluche passa a fazer parte da rotina de vacinação das gestantes

O Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS) está ampliando o Calendário Nacional de Vacinação em 2014, com a introdução da vacina adsorvida difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular) tipo adulto - dTpa na rotina de vacinação das gestantes como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta (difteria e tétano) Tal intervenção se justifica pelos dados epidemiológicos nacionais dos últimos três anos, que evidenciam um aumento significativo do número de casos de coqueluche nas diversas faixas etárias, sendo os lactentes e menores de seis meses o grupo mais propenso a apresentar formas graves da doença, muitas vezes levando ao óbito. Nesse sentido, a vacinação tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos oferecendo proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida (passagem de anticorpos maternos por via transplacentária para o feto) quando a criança ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.
Serão vacinadas gestantes entre a 27ª e a 36ª semanas de Idade Gestacional, assim como os profissionais de saúde que atendam recém-nascidos nas maternidades e UTI’s neonatais (médicos anestesistas, ginecologistas, neonatologistas, obstetras, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem). A vacinação desses profissionais ocorrerá de acordo com operacionalização de cada município. A vacina pode ser administrada concomitantemente com qualquer vacina do calendário nacional e possui como contraindicação hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
A vacina dTpa tipo adulto estará disponível nas salas de vacina do Estado do Rio de Janeiro a partir de novembro de 2014.