25 de setembro de 2015
SES realiza I Seminário de Tuberculose na Infância
O Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (PCT SES-RJ) realizará, no dia 26 de novembro de 2015, de 8h a 17h, o I Seminário de Tuberculose na Infância, com o intuito de capacitar médicos para aperfeiçoar o diagnóstico de tuberculose na infância, aumentar a captação de casos e agilizar o diagnóstico no município de atuação, evitando, desta forma, o deslocamento dos casos suspeitos e deixando somente os casos de maior complexidade para serem referenciados aos especialistas.
O seminário, voltado para médicos pediatras, pneumologistas e clínicos que atendam na rede pública de saúde, tem, ainda, o objetivo de identificar médicos multiplicadores que possam reproduzir curso padronizado por especialistas da UFRJ, UNI-Rio e UERJ. Esta necessidade deve-se ao fato de que, atualmente, o percentual de crianças e adolescentes (0 a 14 anos), diagnosticados no estado é menos de 4% do total de casos notificados. Considerando que estamos em área de grande incidência da tuberculose, que poucos contatos são examinados e que o diagnóstico de tuberculose na infância é mais difícil que no adulto, é possível que muitos casos não estejam sendo diagnosticados; por isto, é necessário aumentar a capacidade deste diagnóstico na rede pública de saúde.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas de 21 de setembro a 30 de outubro, por meio do envio da ficha de inscrição, para o e-mailtuberculose@saude.rj.gov.br. Cada município poderá enviar um quantitativo de médicos, de acordo com a listagem abaixo, que é proporcional ao número de casos notificados em seu município.
- Rio de Janeiro - 30 vagas
- Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo e São João de Meriti - 4 vagas cada
- Belford Roxo, Campos de Goytacazes e Niterói - 3 vagas cada
- Angra dos Reis, Barra Mansa, Cabo Frio, Itaboraí, Itaguaí, Itaperuna, Japeri, Macaé, Magé, Mesquita, Nilopolis, Nova Friburgo, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio das Ostras, Teresópolis e Volta Redonda - 2 vagas cada
- Araruama, Barra do Piraí, Maricá, Resende e Três Rios - 1 vaga cada
Hospedagem
Os municípios localizados a mais de 70 km de distância da cidade do Rio de Janeiro – Angra dos Reis, Araruama, Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Paracambi, Resende, Rio das Ostras, Teresópolis, Três Rios e Vassouras – terão direito à hospedagens, em quartos duplos, de véspera.
Mas atenção: quem necessitar de hospedagem deve enviar a inscrição o mais rápido possível, pois, devido a frequente sobra de hospedagens nos eventos realizados este ano, serão poucas as hospedagens disponíveis.
Mais Informações
Em caso de dúvidas ou informações, entre em contato com a Gerência de Pneumologia Sanitária, pelos telefones (21) 2333-3848/2333-3985 ou pelo email: tuberculose@saude.rj.gov.br
Os médicos interessados deverão fazer contato com o Programa de Controle da Tuberculose do respectivo município que atua ou com o Programa de Controle da Tuberculose do estado do RJ.
Programação
Confira aqui a programação.