Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
25 de setembro de 2015
SES realiza I Seminário de Tuberculose na Infância

SES realiza I Seminário de Tuberculose na Infância

O Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (PCT SES-RJ) realizará, no dia 26 de novembro de 2015, de 8h a 17h, o I Seminário de Tuberculose na Infância, com o intuito de capacitar médicos para aperfeiçoar o diagnóstico de tuberculose na infância, aumentar a captação de casos e agilizar o diagnóstico no município de atuação, evitando, desta forma, o deslocamento dos casos suspeitos e deixando somente os casos de maior complexidade para serem referenciados aos especialistas.

O seminário, voltado para médicos pediatras, pneumologistas e clínicos que atendam na rede pública de saúde, tem, ainda, o objetivo de identificar médicos multiplicadores que possam reproduzir curso padronizado por especialistas da UFRJ, UNI-Rio e UERJ. Esta necessidade deve-se ao fato de que, atualmente, o percentual de crianças e adolescentes (0 a 14 anos), diagnosticados no estado é menos de 4% do total de casos notificados. Considerando que estamos em área de grande incidência da tuberculose, que poucos contatos são examinados e que o diagnóstico de tuberculose na infância é mais difícil que no adulto, é possível que muitos casos não estejam sendo diagnosticados; por isto, é necessário aumentar a capacidade deste diagnóstico na rede pública de saúde.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas de 21 de setembro a 30 de outubro, por meio do envio da ficha de inscrição, para o e-mailtuberculose@saude.rj.gov.br. Cada município poderá enviar um quantitativo de médicos, de acordo com a listagem abaixo, que é proporcional ao número de casos notificados em seu município.

  • Rio de Janeiro - 30 vagas
  • Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo e São João de Meriti - 4 vagas cada
  • Belford Roxo, Campos de Goytacazes e Niterói - 3 vagas cada
  • Angra dos Reis, Barra Mansa, Cabo Frio, Itaboraí, Itaguaí, Itaperuna, Japeri, Macaé, Magé, Mesquita, Nilopolis, Nova Friburgo, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio das Ostras, Teresópolis e Volta Redonda - 2 vagas cada
  • Araruama, Barra do Piraí, Maricá, Resende e Três Rios - 1 vaga cada

 

 

Hospedagem

Os municípios localizados a mais de 70 km de distância da cidade do Rio de Janeiro – Angra dos Reis, Araruama, Barra do Piraí, Barra Mansa, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Paracambi, Resende, Rio das Ostras, Teresópolis, Três Rios e Vassouras – terão direito à hospedagens, em quartos duplos, de véspera.

Mas atenção: quem necessitar de hospedagem deve enviar a inscrição o mais rápido possível, pois, devido a frequente sobra de hospedagens nos eventos realizados este ano, serão poucas as hospedagens disponíveis.

Mais Informações

Em caso de dúvidas ou informações, entre em contato com a Gerência de Pneumologia Sanitária, pelos telefones (21) 2333-3848/2333-3985 ou pelo email: tuberculose@saude.rj.gov.br

Os médicos interessados deverão fazer contato com o Programa de Controle da Tuberculose do respectivo município que atua ou com o Programa de Controle da Tuberculose do estado do RJ.

Programação

Confira aqui a programação.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!