21 de outubro de 2015
Situação epidemiológica da tuberculose no Mercosul

Em 2012, os ministros da Saúde do Mercosul acordaram uma estratégia regional para controle da tuberculose com o objetivo de promover a prevenção e o controle da doença nos países do bloco, especialmente nas regiões de fronteira. Com base nessa estratégia, os responsáveis pelos Programas de Controle de Tuberculose dos Estados Parte e Associados reuniram-se para construir um documento regional com o objetivo de fortalecer a prevenção e o controle da tuberculose nesses países.
Para isso, foi criado um Grupo de Trabalho de Tuberculose no âmbito do Mercosul (GT-TB/Mercosul). Foi o GT-TB/Mercosul que elaborou o a publicação “Situação Epidemiológica da Tuberculose nos Estados Partes e Associados do Mercosul – 2009 a 2013”, que tem como objetivo divulgar a situação do controle da doença nos Estados Parte e Associados do bloco. Nesta publicação é possível visualizar as informações epidemiológicas e operacionais dos países, além da situação da oferta de serviços aos pacientes com tuberculose.
A publicação visa, ainda, oferecer aos Programas Nacionais de Controle da Tuberculose, à academia, à sociedade civil e aos Organismos Internacionais um conjunto de informações para subsidiar discussões técnicas, bem como a formulação de políticas adequadas relacionadas ao controle da tuberculose na região e nas fronteiras entre os países que a compõem. Confira aqui o documento!