Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
21 de outubro de 2015
Situação epidemiológica da tuberculose no Mercosul

Situação epidemiológica da tuberculose no Mercosul

Em 2012, os ministros da Saúde do Mercosul acordaram uma estratégia regional para controle da tuberculose com o objetivo de promover a prevenção e o controle da doença nos países do bloco, especialmente nas regiões de fronteira. Com base nessa estratégia, os responsáveis pelos Programas de Controle de Tuberculose dos Estados Parte e Associados reuniram-se para construir um documento regional com o objetivo de fortalecer a prevenção e o controle da tuberculose nesses países.

Para isso, foi criado um Grupo de Trabalho de Tuberculose no âmbito do Mercosul (GT-TB/Mercosul). Foi o GT-TB/Mercosul que elaborou o a publicação “Situação Epidemiológica da Tuberculose nos Estados Partes e Associados do Mercosul – 2009 a 2013”, que tem como objetivo divulgar a situação do controle da doença nos Estados Parte e Associados do bloco. Nesta publicação é possível visualizar as informações epidemiológicas e operacionais dos países, além da situação da oferta de serviços aos pacientes com tuberculose.

A publicação visa, ainda, oferecer aos Programas Nacionais de Controle da Tuberculose, à academia, à sociedade civil e aos Organismos Internacionais um conjunto de informações para subsidiar discussões técnicas, bem como a formulação de políticas adequadas relacionadas ao controle da tuberculose na região e nas fronteiras entre os países que a compõem. Confira aqui o documento!

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!