Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
30 de novembro de 2015
Campanha pela Semana Nacional do Doador de Sangue bate meta e arrecada 2.246 bolsas de sangue

Campanha pela Semana Nacional do Doador de Sangue bate meta e arrecada 2.246 bolsas de sangue

A coleta móvel do Hemorio, pela campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue, superou as expectativas e mobilizou 1.493 pessoas, na Cinelândia, entre os dias 25 e 27/11. Além disso, na sede do Hemorio, desde o dia 23/11, 1.656 voluntários compareceram e mais de 300 ainda são esperados neste sábado (28/11), quando acontece o encerramento da ação. No total, já foram coletadas 2.246 bolsas de sangue durante a campanha. No entanto, as doações de sangue são esperadas durante todo o ano nos hemocentros.

- Com as bolsas de sangue coletadas poderão ser salvas cerca de 8.984 vidas. Este resultado é mais do que um número positivo, é a confirmação de que a solidariedade e o compromisso com o outro está sendo praticado por várias pessoas. A doação de sangue é gratuita, voluntária, mas é um dos atos de cidadania mais nobres e valiosos - afirma o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

A mobilização também teve destaque nas redes sociais. A hashtag #VemDoar foi mencionada ao menos 2.300 vezes no Twiter desde o início da campanha. Já no Instagram foram 1.700 fotos publicadas utilizando a tag. Além disso, os doadores puderam publicar no aplicativo Hemopics suas fotos de adesão à campanha, com um filtro indicando o nível do estoque de sangue do Hemorio.

- Tornar a doação de sangue um hábito é essencial para que cada vez mais vidas sejam salvas. Agradecemos a todos os voluntários que compareceram, aos parceiros que contribuíram para a realização da campanha, em nome de todos os pacientes que receberão as transfusões de sangue - declarou o secretário de estado de saúde, Felipe Peixoto.

A campanha promovida na Semana Nacional do Doador aumenta os estoques do Hemorio em um período importante: o fim do ano, quando observa-se uma redução do número de doadores próximo as festividades, justo no período em que há uma demanda maior de reposição sanguínea.

Seja por demanda espontânea ou para a reposição direcionada a algum paciente, o fator mais importante é o desejo de salvar vidas. Durante todo o ano, o Hemorio conta com a presença de muitos doadores de sangue, o que é essencial para o abastecimento de sangue e derivados de cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Parcerias - A Campanha da Semana Nacional do Doador acontece com a contribuição de parceiros importantes: Rádio Bandnews FM, MPB FM, Instituto Masan, CCR Barcas, Metrô Rio, SuperVia, Fetranspor, Disque-Denúncia, Polícia Militar, Cedae e Confraria do Garoto.

Informações ao doador - Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser obtida através do site do Hemorio –www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídos pelo Estado.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!