Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
07 de dezembro de 2015
Jovens dos países menos desenvolvidos são os mais atingidos pela propaganda de cigarro


A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou na última terça-feira (1/12) que a publicidade das empresas fabricantes de cigarros atinge, mais facilmente, os jovens dos países mais pobres. Por conta desta vulnerabilidade, segundo a OMS, eles correm o risco de serem fumantes prematuros.

O estudo, que teve início em 2005, é o primeiro a comparar os níveis de publicidade das empresas em 16 países. Segundo a análise, em geral, os produtos de cigarros expõem a população dos países menos favorecidos economicamente a uma publicidade mais intensa e agressiva do que a dos que vivem em países com um nível de vida superior.

A data de início do estudo coincide com a entrada em vigor da Convenção-Macro sobre o Tabaco que, entre outros aspectos, inclui o controle rigoroso da publicidade de cigarros. No entanto, os dados apontam que apesar das restrições, a publicidade continua a ser um aspecto fundamental na adesão de novos fumantes.

Segundo a OMS, nos países mais pobres, mais de 64% das lojas selecionadas vendem cigarro avulso, muito acima dos quase 0,3% de estabelecimentos que o fazem nos países desenvolvidos. Essa fórmula de venda estimula que as crianças e os adolescentes comprem o produto mais barato, já que, muitas vezes, não podem comprar um maço completo.

Ao contrário do que acontece nos países menos desenvolvidos, o relatório mostra uma queda na venda de tabaco nos países de maior poder econômico. Entre 2009 e 2012, observou-se que as nações mais pobres têm 81 vezes mais publicidade nas ruas do que as mais avançadas. Os peritos da OMS alertam que a publicidade é uma “ameaça iminente”.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!