Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
11 de dezembro de 2015
Encontro discute questões da vigilância epidemiológica

Encontro discute questões da vigilância epidemiológica

Como parte das estratégias para a intensificação das medidas de vigilância da dengue e chikungunya para 2016, vigilância sentinela do ZIKAV, vigilância universal das gestantes com exantema e dos casos de microcefalia no Estado do Rio de Janeiro, foi realizado no dia 10 de dezembro o Encontro com as Vigilâncias Epidemiológicas Municipais. O objetivo de discutir e fornecer orientações sobre esses temas aos profissionais das vigilâncias municipais de todo o estado.

O fórum de trabalho foi promovido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SVS/SES/RJ), com representantes do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/RJ), da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (SVEA), do Centro de Informações Estratégicas (CIEVS/RJ), da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Zoonoses (GDTVZ) e da Gerência de Doenças Imunopreviníveis e de Transmissão Respiratório e (GDITR).

No encontro também foram apresentados protocolos para o fluxo de amostras biológicas, de notificação e investigação de casos de dengue, chikungunya e vigilância sentinela para infecção por zika vírus; notificação e acompanhamento de gestantes com exantema e casos de microcefalia em bebês, conforme legislação vigente e documentos técnicos. Ao final, foram discutidas questões levantadas pelos representantes municipais foram esclarecidas dúvidas sobre os temas abordados, durante plenária.

Confira aqui a apresentação da GDTVZ.

Confira aqui a apresentação do CIEVS.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!