28 de dezembro de 2015
Cigarros com baixo teor de nicotina também causam riscos aos fumantes
Os fumantes que acreditam que ao consumir cigarros de baixo teor estarão prejudicando menos a saúde devem ficar atentos. É certo que este tipo de produto libera menos substâncias tóxicas, como a nicotina e o alcatrão durante o ato de fumar, porém eles também causam inúmeros prejuízos. Na verdade, para o cigarro obter teores menores na fumaça é preciso que o filtro seja modificado em sua estrutura.
Sendo assim, são introduzidos orifícios de ventilação que permitem a entrada de ar quando o cigarro é tragado. Esse ar dissolve a fumaça e, desta forma, reduz a concentração dos compostos presentes no produto. E é justamente esta queda uma das responsáveis pelos malefícios causados pelo tabagismo.
Como o fumante é dependente da nicotina, em muitos casos é possível que ele compense a diminuição do teor dando tragadas mais fortes, mantendo a fumaça mais tempo nos pulmões, ou ainda aumentando o número de cigarros diários. Na tentativa de obter a quantidade de nicotina da qual necessita, o fumante acaba por se expor mais aos outros compostos presentes na fumaça, incluindo aqueles altamente tóxicos.
Desta forma, é fato que há pouca diferença entre tragar cigarros de alto ou baixo teor. A conclusão é única: a saúde do fumante será igualmente prejudicada.