Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
 Projeto Triagem Pré-Natal garante detecção precoce de sífilis e outras doenças
30 de abril de 2012
Projeto Triagem Pré-Natal garante detecção precoce de sífilis e outras doenças

Que o pré-natal é fundamental para garantir o bom acompanhamento de mãe e bebê, todo mundo já sabe. Mas este período é também estratégico para a detecção de doenças transmissíveis como Sifilis, HIV-Aids, Toxoplasmose e Hepatite B, que comprometem o estado de saúde materno e da criança durante a gestação. A Secretaria de Estado de Saúde, através da Superintendência de Atenção Básica e Área Técnica da Mulher, Criança e Adolescente, vem desde julho de 2011 implantando a Rede Cegonha no estado e fazendo importantes avanços na informação e no diagnóstico de doenças como essas no período da gravidez.

No estado do Rio de Janeiro, foram notificados entre o ano de 2000 e 2010, 15.159 casos de sífilis congênita em menores de um ano de idade. Em relação à taxa de incidência no estado, oscilaram entre 5,2 em 2001, e 6,9 casos por 1000 nascidos vivos em 2010, sendo observado um crescente aumento da incidência a partir do ano de 2007.

Dentre as regiões do Estado do Rio de Janeiro, aquelas responsáveis pelas maiores taxas de incidência foram a região Metropolitana I (6,9 /1000 nascidos vivos em 2010) e Metropolitana II (6,0/1000 nascidos vivos em 2010).

A sífilis, como uma das doenças mais prevalentes do grupo, gera graves riscos para o bebê, podendo levar desde internações prolongadas para tratamento da forma congênita da doença até o óbito fetal. No período de 2000 a 2010, ocorreram 503 óbitos fetais e 230 óbitos não fetais por sífilis, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). A maior taxa de mortalidade observada no período analisado foi de 15,9 óbitos / 1.000 nascidos vivos, em 2002.

O diagnóstico precoce da doença permite a possibilidade de tratamento da gestante e de seu parceiro, tendo eficácia elevada, garantindo cura para a mãe e consequentemente para seu filho.
Projeto Triagem Pré-Natal - Esse diagnóstico deve ser feito nas Unidades de Atenção Básica, nas redes municipais de saúde, e nos serviços que realizam pré-natal no SUS. O projeto de triagem Pré-Natal, que utiliza a tecnologia do papel de filtro desenvolvido pelo Instituto Vital Brazil (IVB), está implantado em 70 municípios do Rio de Janeiro e é uma ferramenta valiosa para o enfrentamento do combate à sifilis, na medida em que oferece diagnóstico rápido, com coleta nas unidades e retorno dos resultados em 15 dias. Em 2010, foram triadas 9.857 grávidas no estado e 150 tiveram exames de sífilis positivos. Em 2011, foram 30.261 grávidas e 706 com resultado positivo.

O papel de filtro - A tecnologia de papel de filtro utiliza apenas algumas gotas de sangue obtidas por meio de um pequeno furo no dedo do paciente. O método de coleta de sangue é simples, eficaz e não precisa de condições especiais de armazenamento e transporte das amostras. Também elimina a necessidade de grandes investimentos em treinamento. O uso do papel de filtro para a coleta de amostras para os estudos em laboratório é usado há várias décadas, mas teve participação tímida até agora, quase limitada às triagens neonatal (mais conhecido como teste do pezinho, voltado para estudos de doenças genéticas e metabólicas) e à prevenção de doenças transmissíveis nas triagens pré-natais. Essa tecnologia é vantajosa porque é mais barata, mais rápida, mais fácil de transportar e tem eficácia comprovada.

Rede Cegonha - Constitui-se na organização de uma rede de cuidados que assegure à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. Está implantada nos dezenove municípios das Regiões Metropolitanas I e II. A implantação da Rede Cegonha em sua totalidade permitirá a qualificação de todos os pontos de atenção, nos processos de trabalho, e nos investimentos financeiros que melhoram a ambiência e o custeio dos serviços.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!