Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
Dia de Combate à Hipertensão é marcado com evento do IECAC na Cobal do Humaitá
29 de abril de 2012
Dia de Combate à Hipertensão é marcado com evento do IECAC na Cobal do Humaitá

O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC) realizou, hoje, 26 de abril, Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão, evento gratuito no Espaço Saúde da Cobal do Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o diretor do IECAC, Antonio Ribeiro, a população brasileira consome hoje, em média, uma quantidade de sal 15 vezes maior do que a recomendada, entre 15 e 30g por dia, fator que pressiona o sistema cardiovascular e faz muito mal à saúde, podendo levar à hipertensão arterial e causar outras doenças do sistema cardiovascular.

- No Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem por ano em virtude de doenças cardiovasculares. Deste total, 200 mil têm hipertensão. É preciso divulgar esses números para que a população tenha consciência da importância de prevenir a doença - disse Ribeiro.

Entre 9h e 15 h, mais de 20 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas e nutricionistas) do IECAC atenderam cerca de 100 pessoas, com medição de pressão arterial, verificação de IMC (índice de massa corporal) e taxas de glicose e colesterol. A pedagoga Maria B. Ibarra, moradora do Humaitá, estava fazendo compras, decidiu conferir suas taxas e ficou surpresa quando viu o resultado da taxa de glicose.

- Costumo me cuidar, mas ultimamente estou comendo muitos doces e preciso também reduzir o peso. Eventos como este são fundamentais para termos esta noção. Agora vou fazer uma dieta - afirmou.

O representante de vendas, Sidnei Sousa soube do evento pelo rádio e aproveitou que estaria em Botafogo para comparecer e verificar suas taxas. “Costumo me alimentar bem e ando muito, mas minha taxa de colesterol deu uma leve alteração porque minha mulher viajou e abusei um pouco nos últimos dias. Mas vou ao médico constantemente e sei que é importante manter o controle da pressão arterial. Vou seguir a recomendação médica e incluir mais caminhadas no meu dia a dia”, afirma.

Além dos frequentadores da Cobal, funcionários do centro também aproveitaram as horas de folga para verificar suas taxas. João Gonçalves, administrador da Cobal, no Humaitá e no Leblon, há nove anos, apoia a realização de eventos que promovam a conscientização da população sobre cuidados com a saúde e incentiva que os profissionais que trabalham na Cobal compareçam.
- Alguns profissionais identificaram problemas cardiovasculares em eventos promovidos aqui pelo IECAC e já estão frequentando o instituto para tratamento - comentou.

O objetivo da atividade foi esclarecer dúvidas sobre os males que a hipertensão arterial pode causar à saúde, incluindo outros fatores de risco que levam às doenças cardiovasculares. Promovida pelo IECAC desde 2010, a ação também representa um alerta à população sobre os diversos males causados pela hipertensão, uma doença silenciosa que pode atingir até 30% das pessoas.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!