Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
Blitz do Rio Sem Fumo esclarece dúvidas e orienta estabelecimentos
05 de maio de 2012
Blitz do Rio Sem Fumo esclarece dúvidas e orienta estabelecimentos

Os profissionais da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde (SES), muitas vezes acompanhados por equipes da Vigilância Sanitária dos municípios, fazem vistorias diariamente em estabelecimentos de todo o estado, garantindo o cumprimento da Lei Estadual 5.517/09 – que proíbe o consumo de cigarros e outros produtos fumígenos em ambientes coletivos. A equipe passa por bares, restaurantes, lanchonetes, casas noturnas e outros estabelecimentos, auxiliando na divulgação da campanha e orientando a população sobre os malefícios provocados pelo fumo.

Nesta sexta-feira (4) não foi diferente. Casas noturnas em Copacabana, no Leblon e na Gávea receberam o Rio Sem Fumo em mais um dia de ações na cidade do Rio de Janeiro. A campanha educativa, que alerta sobre a qualidade de vida em um local livre do fumo, já mostra resultados positivos.

Célio do Nascimento, gerente de uma boate na Rua Siqueira Campos, conhece bem os benefícios de um ambiente sem cigarro. “Instalamos um local fora da casa para os fumantes e garantimos um ambiente saudável para os nossos clientes e funcionários, que não saem daqui com aquele cheiro peculiar do cigarro”, declarou Célio. Além disso, o responsável pelo estabelecimento também notou que uma nova medida adotada mudou o cotidiano da boate. “Tínhamos muitos funcionários fumantes que precisavam abandonar o seu trabalho para ir lá fora satisfazer a vontade de fumar. Isso atrapalhava o desempenho deles e o bom funcionamento da casa. Por isso, optamos por uma maioria de profissionais que não fuma. Hoje temos apenas um fumante trabalhando na casa, mas ele entende que não pode se ausentar para fumar”, acrescentou o gerente.

Os efeitos também são sentidos pelos frequentadores da noite carioca. Em outro estabelecimento, na Rua Paula Freitas, João Pedro Paes, que não é fumante, demonstrou apoiar a lei antifumo. “A lei é excelente. Era muito ruim chegar em casa cheirando a cigarro e dividir o ambiente com pessoas fumando o tempo inteiro. Eu já proibia que meus amigos fumassem na minha casa, o que incentivou dois deles a parar de fumar. Acredito que essa determinação faça o mesmo por outras pessoas”, argumentou o analista de infraestrutura.

No mesmo local, Francisco Pinto, técnico em informática, falava sobre a sua própria fiscalização. “Não gosto do cheiro do cigarro e sei que as outras pessoas também não gostam. Então me policio para não incomodar a ninguém. Há pouco fui acender um cigarro e dei um passo para trás, porque percebi que ainda estava embaixo da marquise. É importante ter essa consciência e evitar o fumo passivo”, contou o jovem que fumava diariamente e, após a lei, passou a ser um fumante eventual.

De acordo com a coordenadora da operação, Sandra Rocha, a lei foi muito aceita pela população e influenciou diretamente na mudança do perfil de frequentadores de determinados locais. “Fiscalizei estabelecimentos que tiveram seu público alterado, passando a receber mais pessoas e com um poder de consumo elevado. Os proprietários notam essa diferença e comentam”, revelou a coordenadora.

A noite terminou com autos de infração lavrados – alguns estabelecimentos permitiam o uso de produtos fumígenos em áreas cobertas – e distribuição materiais de divulgação da campanha nos locais visitados que ainda estavam com cartazes de leis já revogadas. Porém, o mais importante foi esclarecer as dúvidas dos comerciantes e da população.

Esteve em um local que não cumpre a Lei 5.517/09? Faça a sua denúncia através do Disque Rio Sem Fumo 24h (0800 022 0022) ou preencha o formulário de denúncia aqui. O Rio Sem Fumo garante a privacidade de seus usuários e agradece a sua colaboração!
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!