Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
19 de janeiro de 2016
Hemorio lança campanha de Carnaval e espera aumentar estoques de sangue

Hemorio lança campanha de Carnaval e espera aumentar estoques de sangue

Nesta terça-feira (19/01), o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), lançou a 13ª edição da campanha “Vista a Fantasia da Solidariedade” com novidades e uma programação voltada para o doador. As ações têm como objetivo reforçar os estoques de sangue para o Carnaval, época em que historicamente há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias. A abertura da campanha foi realizada no salão de doadores do Instituto, na manhã desta terça, com integrantes da Escola de Samba Estácio de Sá, o Rei Momo, a Rainha e as princesas do Carnaval carioca, além do grupo de voluntários da ONG Conexão do Bem.

Com a queda no número de doações nas duas primeiras semanas de janeiro, o Hemorio tem coletado, em média, 120 bolsas de sangue por dia. O hemocentro, que abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), tem capacidade para receber até 500 doadores diariamente.

- O reforço para os estoques durante o período de Carnaval tem como objetivo manter a média de 300 doações ao dia neste período em que as pessoas deixam de comparecer, por conta das festas - explica Luiz Amorim, diretor geral do Hemorio, ressaltando que hoje, no Brasil, apenas 1,8% da população doa sangue com regularidade, quando a recomendação da Organização Mundial de Saúde é de 5%.

Nesta 13ª edição da campanha, a atriz Paloma Bernardi, rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio, abraça a causa como madrinha e incentiva a população a adotar este ato de cidadania e solidariedade:

- Diariamente, milhares e milhares de pessoas precisam de sangue de todos os tipos para sobreviver. Par ajudar, você precisa apenas doar uma hora do seu tempo, a cada três meses, para resgatar a alegria de viver em todos eles. Você tem o poder correndo nas veias! Doe sangue! – declarou Paloma.

Entre as atividades programadas pelo hemocentro estão a coleta móvel de sangue na sede do Comitê Olímpico Brasileiro, na Barra da Tijuca, no dia 26 de janeiro; o bloco Vem Doar Pra Mim, que no dia 2 de fevereiro promete levar os foliões ao Hemorio para doar sangue, em parceria com o Instituto Masan, e o sorteio de fantasias cedidas pela escola de samba Estácio de Sá.

Informações ao doador - Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (o modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br<http://www.hemorio.rj.gov.br>). Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 07080800 282 0708 FREE), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.

Sobre o Hemorio - O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 200 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!