29 de abril de 2016
Conselho Federal de Nutricionistas faz recomendação sobre uso de sucralose
A sucralose é um adoçante obtido através da cana-de-açúcar, o que faz como que tenha sabor mais próximo ao açúcar, sem deixar nos alimentos um gosto amargou ou metálico. Além, de ser 600 vezes mais doce do que o açúcar, a sucralose se comporta bem em altas temperaturas, sendo usada, não só para adoçar bebidas, como no preparo de sobremesas em geral. No entanto, recentemente, surgiram comentários principalmente em redes sociais sobre possíveis riscos do uso deste adoçante.
Entre estes riscos estaria, supostamente, a aumento da secreção de insulina, alterações na tireoide e até mesmo câncer. Estes riscos, no entanto, não são confirmados por estudos científicos. Mesmo assim o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) afirma, por meio de uma recomendação que “Há motivos para o reconhecimento da hipótese de relação entre o uso de adoçantes não nutritivos e o risco de desenvolver a doença”.
Segundo a nota do CFN, “por isso o INCA adotou a recomendação de evitar o consumo de qualquer tipo de adoçante artificial, inclusive a sucralose, para a população sem indicação clínica específica para o uso da substância”.
Confira aqui a íntegra da recomendação do Conselho Federal de Nutricionistas.