Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
11 de maio de 2016
Boletim da OMS aponta transmissão local do vírus zika em 47 países

Boletim da OMS aponta transmissão local do vírus zika em 47 países

Segundo boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS), 47 países e territórios registram transmissão autóctone (local) de zika. O último país a relatar a circulação do vírus é o Laos, país asiático localizado ao sul da China. Desde 2007, quando foi detectada a primeira grande epidemia de zika, em Yap, na Micronésia, 55 países já notificaram a transmissão do vírus, incluindo os cinco onde o surto já terminou e outros três onde provavelmente ocorreu transmissão sexual (Itália, França e Estados Unidos).

Até o momento, apenas Brasil e Polinésia Francesa relataram aumento de casos de microcefalia e outras malformações neonatais, embora dois casos de pessoas que estiveram no país sul-americano tenham sido detectados nos Estados Unidos e na Eslovênia. Entre 2015 e 2016, oito países e territórios registraram um aumento na incidência de Síndrome de Guillain-Barré.

Dadas as associações temporais e geográficas entre infecções pelo vírus e a microcefalia, as repetidas constatações de presença do vírus em tecidos cerebrais de fetos e a ausência de uma hipótese alternativa convincente, há forte possibilidade de o zika ser responsável por causar esta malformação. O mesmo ocorre com a Síndrome de Guillain-Barré. Evidências apontam para a possibilidade de o vírus causar a doença.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!