13 de maio de 2016
Fiocruz firma parceria para produção de medicamento contra hepatite C

A Fiocruz e o Consórcio BMK, formado pelas empresas Blanver Farmoquímica, Microbiológica Química e Farmacêutica e Karin Bruning assinaram um acordo de cooperação técnico-científica que permitirá o desenvolvimento do medicamento Sofosbuvir (400mg), indicado para o tratamento da hepatite C. A previsão é que o dossiê de registro do medicamento seja encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no segundo semestre de 2016.
O preço inicial do medicamento, nos Estados Unidos, foi de US$ 84 mil por tratamento (US$ 1 mil por comprimido). O alto valor causou uma reação mundial, já que a grande maioria dos países não têm como incorporar o medicamento em seus sistemas públicos de saúde. Diante desse cenário, e com a meta de baratear o preço do medicamento, a Fiocruz iniciou um movimento visando o desenvolvimento nacional do Sofosbuvir 400 mg.
Com o desenvolvimento nacional esse preço poderá chegar a um valor estimado pelo Consórcio, como teto, de cerca de U$ 3 mil/tratamento (12 semanas). No entanto, serão feitos esforços para reduzir ainda mais este preço. Cerca de 1,5 milhão de brasileiros têm o vírus da hepatite C.