Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
03 de junho de 2016
Fiocruz acelera registro de estudos clínicos sobre zika

Fiocruz acelera registro de estudos clínicos sobre zika

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou a criação de uma força-tarefa que reduzirá de cerca de três meses para até cinco dias o prazo de concessão do registro definitivo de pesquisas científicas com seres humanos para estudos sobre zika, chikungunya e dengue no Brasil. Esse prazo, inédito no mundo, beneficiará pesquisadores e laboratórios de centros de pesquisa e da indústria com estudos no Brasil.

A concessão é dada pelo Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (Rebec), base nacional administrada pela Fiocruz para registro primário de pesquisas científicas com seres humanos. As experiências com seres humanos são a etapa mais avançada dos estudos que podem levar à produção de medicamentos, vacinas e outros recursos contra essas doenças ou contra os mosquitos transmissores, como é o caso dos repelentes.

O registro primário é condição para a publicação de resultados nas principais revistas científicas do mundo e para obter alguns tipos de autorização concedidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso e comercialização de produtos. Atualmente, cada etapa passa por revisões com até 45 dias de intervalo para aprovação.

Os revisores do Rebec e os avaliadores da comissão de Ética da Fiocruz trabalharão de maneira articulada. Depois da aprovação ética, o pesquisador deve submeter seu estudo no Rebec para que um revisor entre em contato em até 48 horas e confira com ele ponto por ponto do formulário e aprove o estudo imediatamente. Tudo de maneira gratuita. As atividades da força-tarefa deverão ter início na primeira semana de junho.

O Rebec

O Rebec integra a International Clinical Trials Research Platform, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e a Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica. É a única plataforma do gênero no Brasil, a única em código aberto e a única a publicar registros em português com a tradução para o inglês, o que faz dela um serviço acessado nos cinco continentes e uma fonte preciosa de informação para pesquisadores e para a inteligência competitiva das empresas.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!