Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
23 de junho de 2016
Estudo sobre o vírus Zika reunirá 10 mil mulheres grávidas


Um estudo inédito sobre o vírus Zika reunirá 10 mil mulheres, que deverão estar no primeiro trimestre de gravidez. A pesquisa será realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em uma parceria com os Institutos Nacionais da Saúde (NIH) e a agência governamental do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

As gestantes inscritas no projeto serão mulheres a partir dos 15 anos, que não foram infectadas pelo vírus, em até 15 localidades, incluindo Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Ribeirão Preto, além de outros países onde existe a circulação do vírus. Elas serão acompanhadas durante a gravidez e por pelo menos um ano após o parto, para determinar se foram infectadas pelo vírus Zika durante a gestação e quais foram as consequências da infecção para elas e para os bebês.

As análises do estudo serão feitas a partir de uma comparação dos resultados das gestações de mães infectadas e não infectadas por Zika. Durante a pesquisa, todas as informações serão documentadas, como a frequência de abortos espontâneos, nascimentos prematuros, ocorrência de microcefalia, malformações do sistema nervoso e outras complicações. Também será comparado o risco de problemas na gravidez de mulheres que tiveram sintomas da infecção por Zika e de mulheres que foram infectadas, mas não apresentaram os sintomas. Além disso, outros fatores serão avaliados, como a maneira que os determinantes sociais, ambientais e a ocorrência de outras infecções, como casos prévios de dengue, podem interferir na gravidez.

Segundo o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, “o estudo em parceria com o NIH é essencial para elucidar a complexidade científica da doença. Será fundamental para ajudar a desenvolver estratégias de prevenção e tratamento contra o problema”.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!