23 de junho de 2016
Desnutrição ou excesso de peso atingem um terço da população mundial, segundo estudo
Pelo menos um terço da população mundial está desnutrida ou com excesso de peso, segundo o Relatório Nutrição Global. O estudo foi publicada por especialistas independentes, com o apoio do Programa Mundial de Alimentos (PMA), das Nações Unidas.
Segundo a pesquisa, a desnutrição causa cerca de metade das mortes de crianças menores de 5 anos no mundo, enquanto as taxas de pessoas com sobrepeso ou obesidade crescem em quase todas as regiões e países. Os dados aumentam a pressão sobre os sistemas de saúde mundiais e explicam o aumento nas taxas de algumas doenças.
Ainda de acordo com o estudo, dos 129 países com dados disponíveis, 57 estão com sérios níveis de desnutrição e sobrepeso entre os adultos. Além disso, das 7 bilhões de pessoas que compõem a população mundial, 2 bilhões sofrem de má nutrição, 800 milhões possuem deficiências calóricas e 2 bilhões estão com sobrepeso ou obesas.
Apesar de o cenário global ser preocupante, o relatório destacou a evolução do Brasil no tema, apontando o país como um dos melhores exemplos de como uma nação pode se comprometer com a nutrição. Segundo o documento, o país avançou em questões como a amamentação e reduziu as taxas de nanismo e de desperdício de alimentos. Porém, o Brasil também teve algumas mudanças negativas, como um aumento crescente nas taxas de sobrepeso, obesidade e anemia. A insegurança nutricional e alimentar também segue sendo um problema em certas comunidades específicas do país.