12 de julho de 2016
Tabagismo: abandonar o hábito de fumar é possível
Parar de fumar é um grande desafio. O cigarro possui uma grande quantidade de substâncias que geram uma dependência no usuário, a principal delas é a nicotina, que aumenta o ritmo cardíaco e pode trazer diversos problemas para a saúde. Por isso, abandonar o hábito é difícil, mas não é impossível!
O primeiro passo é ter muita força de vontade. A pessoa precisa decidir parar de fumar e se manter firme nessa decisão, fazendo todo o possível para se manter longe do cigarro e de situações que tragam a vontade de fumar.
Procurar ajuda também é importante. Conversar com parentes e pessoas próximas pode ajudar. Também é indicado conversar com um médico, que pode indicar métodos que ajudem a diminuir a vontade de fumar.
O esforço vale a pena! Os benefícios de abandonar o vício começam a aparecer logo nos primeiros dias e podem ser um estímulo para continuar a jornada sem o cigarro.
Após somente 20 minutos sem fumar, a pressão arterial e os batimentos cardíacos voltam ao normal. Depois de 8 horas, a oxigenação no sangue se normaliza e depois de 2 dias o paladar e o olfato ficam mais aguçados.
Além disso, os riscos de se desenvolver câncer de pulmão, boca, garganta e esôfago, de se ter um infarto ou um derrame diminuem consideravelmente com a passagem dos anos.
Caso você queira parar de fumar, procure ajuda! Confira aqui as unidades de saúde que tratam o tabagismo no município e aqui as unidades e no estado.