Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
12 de julho de 2016
Instituto Butantan fará testes da primeira vacina da dengue na Região Norte do Brasil

Instituto Butantan fará testes da primeira vacina da dengue na Região Norte do Brasil

O Instituto Butantan, unidade da Secretaria da Saúde e um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, levou os testes em humanos da primeira vacina brasileira da dengue para a região Norte do país.

A pesquisa, que já está em andamento no Estado de São Paulo, começa a ser realizada com cerca de 2,5 mil voluntários nas cidades de Boa Vista (RR) e Manaus (AM). Nesses municípios, os testes serão conduzidos em parceria com a Universidade Federal de Roraima, com a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), de Manaus, e com a Fiocruz Amazônia.

A vacina do Butantan, desenvolvida em parceria com o National Institutes of Health (EUA), tem potencial para proteger contra os quatro vírus da dengue com uma única dose e é produzida com os vírus vivos, mas geneticamente atenuados, isto é, enfraquecidos. "Com os vírus vivos, a resposta imunológica tende a ser mais forte, mas como estão enfraquecidos, eles não têm potencial para provocar a doença", explica o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil.

Esta é a última fase dos estudos em humanos antes de a vacina ser submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que possa ser produzida em larga escala pelo Butantan e disponibilizada para campanhas de imunização em massa na rede pública de saúde em todo o Brasil.

A pesquisa envolverá a participação de 17 mil voluntários em 13 cidades brasileiras nas cinco regiões do país e serão conduzidos por 14 centros de estudos credenciados pelo Butantan. Confira a relação aqui.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!