Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
11 de julho de 2016
Brasil reafirma compromisso para acabar com a epidemia de Aids até 2030

Brasil reafirma compromisso para acabar com a epidemia de Aids até 2030

A delegação brasileira que participou da reunião de alto nível da Assembleia Geral da ONU sobre o fim da Aids, realizada no início de junho na sede das Nações Unidas em Nova York, reiterou o compromisso do país com a aceleração da resposta para acabar com a epidemia da doença até 2030. O Brasil também manifestou apoio à declaração política de 2016, adotada pelos países-membros durante o encontro. As metas de tratamento 90-90-90 preveem que, até 2020, 90% das pessoas estimadas vivendo com HIV estejam diagnosticadas; 90% delas estejam em tratamento antirretroviral; e 90% deste grupo tenha carga viral indetectável.

Para a delegação brasileira, três elementos que devem orientar os esforços do Brasil e do mundo: universalização do acesso à prevenção e ao tratamento; promoção dos direitos humanos das pessoas infectadas com o HIV/Aids; e garantia da disponibilidade dos recursos nacionais e internacionais necessários. Um desafio apontado é atingir as pessoas que não estão suficientemente conscientes do risco e do perigo desta epidemia.

Em abril de 2016, cerca de 475 mil pessoas estavam em terapia antirretroviral no Brasil, aumento de 80% na comparação 2012-2015. Apenas no ano passado, quase 80 mil novos tratamentos foram iniciados.

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!