13 de julho de 2016
Vigilância sanitária nos eventos de massa é tema de novo jogo

A menos de um mês dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Centro Colaborador em Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (MS), em conjunto com a Educação à Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e em parceria com a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses do Município do Rio de Janeiro, lançou o jogo educativo Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa. O material didático-pedagógico apresenta, de maneira lúdica, os principais riscos à saúde que podem se manifestar durante a realização de eventos de massa.
O jogo, em formato multimídia no tipo de erros e acertos, estimula a identificação de situação-problema sobre a Vigilância Sanitária (Visa) nos ambientes dos eventos de massa, além de dialogar com distintos atores – profissionais da Visa, voluntários e população – a respeito desses riscos, apresentando, ainda, ações possíveis de serem adotadas na intenção de minimizá-los. Para tanto, foram selecionados como temas de interesse da Visa nos grandes eventos: os alimentos, os serviços de saúde, a saúde do viajante, as zoonoses, as doenças de temperatura e infecciosas, as multidões e a água de consumo humano e de espelhos d´água.
As cenas foram ilustradas em quatro diferentes ambientes: uma lanchonete; algumas situações em portos, aeroportos e rodoviárias; um evento esportivo em estádio de futebol; e um show em local aberto. A linguagem simples e direta está ao alcance da população em geral, o que favorece o uso em escolas e em outros locais públicos para exemplificar riscos que podem ser observados até mesmo no dia a dia, como os relacionados ao consumo de alimentos em bares e lanchonetes.
Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa pode ser jogado on-line ou seu download feito aqui.
(Informações da Agência Fiocruz de Notícias)