Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
18 de julho de 2016
Saúde do Trabalhador: Recomendações para quem trabalha em pé

Saúde do Trabalhador: Recomendações para quem trabalha em pé

Quando você pensa em trabalho, o que lhe vem à cabeça? Realizar atividades sentados, diante do computador, por exemplo? Embora esta seja uma situação comum, saiba que não é a realidade para muitos profissionais. Trabalhar em pé é a rotina para professores, policiais, recepcionistas e vendedores, entre outros profissionais. Mas que tipo de problemas esta rotina pode trazer?

Qualquer pessoa que trabalha muito tempo em pé pode acabar centralizando muito sangue nas pernas, além de sobrecarregar as articulações como o quadril e o joelho. Com isso, outros órgãos acabam tendo que compensar esse esforço. A panturrilha, por exemplo, quando contrai, empurra sangue para cima. Se a pessoa fica muito tempo parada, o coração vai ter que fazer mais esforço para fazer a circulação. Por isso, quem trabalha atrás de um balcão, por exemplo, vai sentir cansaço mais rápido do que um professor que, embora de pé, movimenta todo o corpo mais vezes.

Para evitar problemas a primeira recomendação é fazer atividade física. O exercício é fundamental para fortalecer a musculatura. A musculação e a corrida, por exemplo, trabalham diretamente nas regiões que precisam estar fortes para manter o equilíbrio e a rotina. Além disso, ajudam a mente, previnem e contribuem para o tratamento de doenças, como a obesidade, a diabetes e a hipertensão. Os alongamentos são importantes, mas eles funcionam como um aquecimento.

Outra dica é se movimentar frequentemente durante a rotina de trabalho. Isso contribui para melhorar o funcionamento do corpo e evitar a fadiga. Também é importante usar roupas leves. Uma roupa pesada adiciona mais peso ao corpo. Recomendação parecida para os calçados, que devem ser confortáveis. Um sapato apertado não ajudará na circulação. É importante, também, comer bem e beber bastante água.

Norma Regulatória

Para os profissionais que ficam muito tempo em uma postura durante o tempo de trabalho: a Norma Regulatória NR 17 (Ergonomia), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estabelece parâmetros que permite a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

Confira aqui a Norma Regulatória NR 17 (Ergonomia)

Leia mais:

Saiba quais são os cuidados essenciais para quem fica muito tempo sentado

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!