Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
18 de julho de 2016
Saiba quais são os cuidados essenciais para quem fica muito tempo sentado

Saiba quais são os cuidados essenciais para quem fica muito tempo sentado

Quem trabalha sentado por muito tempo sabe que uma hora o corpo reclama. Esta reclamação pode vir na forma de dormência nos pés, dor no pescoço, dor nas costas ou até mesmo o aparecimento de varizes. Sinais de que é preciso ter mais atenção à rotina. Diante deles, qualquer pessoa que necessite ficar muitas horas sentada deve procurar atendimento médico. Afinal, a automedicação não é indicada em nenhum caso de problemas de saúde.

Prevenção

Mas como o melhor mesmo é evitar que as dores e os problemas apreçam, é importante estar atento a algumas medidas e atitudes preventivas. A primeira coisa a se observar é a mesa. Mesas de trabalho, no geral, têm uma medida padrão que é para atender pessoas com 1,70 de altura. No entanto, a altura da população é muito variada, sendo difícil encaixar todo mundo em um mesmo padrão.

Se o trabalhador é mais baixo do este padrão e os pés, quando ele está sentado a mesa de trabalho, ficam balançando, é interessante colocar um apoio no chão para que os joelhos fiquem um pouco flexionados. Assim, ficará mais fácil mexer os pés para cima e para baixo, ou as pernas, evitando que eles fiquem muito tempo parados, impedindo a circulação.

A coluna precisa estar apoiada. O ideal é ter um apoio para as costas e não deixar, por exemplo, o corpo muito longe da mesa. Para isso, é importante que a cadeira possa ser regulada, tanto para adequar a altura da pessoa na mesa como a distância do encosto e inclinação.

Quem é muito alto e trabalha sentado na frente do computador também terá que se ajustar. O ideal é que os olhos fiquem no meio da tela. Se ficar baixo ou alto demais, apareceram dores no pescoço ou nos ombros.

Atividade física


A atividade física é fundamental para prevenir as dores provocadas pela má postura, pois alonga e fortalece a musculatura, ajudando o corpo, inclusive, na diminuição do estresse emocional, outro fator que potencializa uma postura inadequada. Além disso, pequenos intervalos são fundamentais. O intervalo, seja para tomar um café, ir ao banheiro ou fazer a ginástica laboral, vai evitar que se fique parado por muito tempo.

Leia mais:

Saúde do Trabalhador: Recomendações para quem trabalha em pé

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!