18 de julho de 2016
Saiba quais são os cuidados essenciais para quem fica muito tempo sentado

Quem trabalha sentado por muito tempo sabe que uma hora o corpo reclama. Esta reclamação pode vir na forma de dormência nos pés, dor no pescoço, dor nas costas ou até mesmo o aparecimento de varizes. Sinais de que é preciso ter mais atenção à rotina. Diante deles, qualquer pessoa que necessite ficar muitas horas sentada deve procurar atendimento médico. Afinal, a automedicação não é indicada em nenhum caso de problemas de saúde.
Prevenção
Mas como o melhor mesmo é evitar que as dores e os problemas apreçam, é importante estar atento a algumas medidas e atitudes preventivas. A primeira coisa a se observar é a mesa. Mesas de trabalho, no geral, têm uma medida padrão que é para atender pessoas com 1,70 de altura. No entanto, a altura da população é muito variada, sendo difícil encaixar todo mundo em um mesmo padrão.
Se o trabalhador é mais baixo do este padrão e os pés, quando ele está sentado a mesa de trabalho, ficam balançando, é interessante colocar um apoio no chão para que os joelhos fiquem um pouco flexionados. Assim, ficará mais fácil mexer os pés para cima e para baixo, ou as pernas, evitando que eles fiquem muito tempo parados, impedindo a circulação.
A coluna precisa estar apoiada. O ideal é ter um apoio para as costas e não deixar, por exemplo, o corpo muito longe da mesa. Para isso, é importante que a cadeira possa ser regulada, tanto para adequar a altura da pessoa na mesa como a distância do encosto e inclinação.
Quem é muito alto e trabalha sentado na frente do computador também terá que se ajustar. O ideal é que os olhos fiquem no meio da tela. Se ficar baixo ou alto demais, apareceram dores no pescoço ou nos ombros.
Atividade física
A atividade física é fundamental para prevenir as dores provocadas pela má postura, pois alonga e fortalece a musculatura, ajudando o corpo, inclusive, na diminuição do estresse emocional, outro fator que potencializa uma postura inadequada. Além disso, pequenos intervalos são fundamentais. O intervalo, seja para tomar um café, ir ao banheiro ou fazer a ginástica laboral, vai evitar que se fique parado por muito tempo.
Leia mais:
Saúde do Trabalhador: Recomendações para quem trabalha em pé