18 de julho de 2016
Tabagismo: a história de quem conseguiu largar o cigarro
Deixar de fumar não é fácil. Quem já tentou sabe que, embora se saiba que o tabagismo causa doenças que podem levar à morte e que os benefícios de largar o cigarro são muitos e alguns quase que imediatos, abandonar este hábito é um desafio bem difícil. Ter força de vontade, procurar ajuda e trocar experiências são caminhos para conseguir. Pensando nisso, o Rio Com Saúde conversou com Daniel Mastrangelo. Hoje com 52 anos, ele começou a fumar aos 18, mas, em busca da melhora da saúde decidiu parar e conta como foi. Confira e inspire-se a também a abandonar o cigarro!
Rio Com Saúde: Quando você percebeu que o cigarro estava fazendo mal para a sua saúde?
Daniel Mastrangelo: Acho que eu sempre soube que não me fazia bem, mas acabei procrastinando com o hábito e demorei para tentar parar.
RCS: O que te fez decidir parar de fumar?
Daniel: Um dia, depois de passar por uma gripe muito forte, decidi que ia parar de fumar.
RCS: Como foi o processo de parar de fumar?
Daniel: Procurei a ajuda de um médico pneumologista que me indicou um tratamento para auxiliar esse processo, que é difícil, mas recompensador. Estou sem fumar desde dezembro de 2014.
RCS: O que melhorou na sua vida e na sua saúde ao parar de fumar?
Daniel: Eu me sinto outra pessoa desde que larguei o cigarro. Recuperei o paladar de algumas coisas que já não sentia mais e comecei a dormir melhor. Além disso, sumiu o cheiro de cigarro nas minhas roupas e os meus dedos da mão não estão mais amarelados, o que acontece por conta da nicotina. A melhor parte mesmo é não ter mais as dores de cabeça de manhã, que eram causadas pela "ressaca de cigarro". Muita coisa melhorou e estou feliz de ter tomado a decisão de parar de fumar.