29 de julho de 2016
IBM oferece apoio tecnológico para lutar contra o vírus Zika

A multinacional IBM anunciou que colocará ferramentas tecnológicas a serviço dos cientistas e das organizações humanitárias que lutam contra o vírus Zika. Entre elas, softwares e ferramentas on-line que permitem analisar grandes quantidades de dados para ajudar a antecipar a propagação da epidemia. Além disso, a empresa vai colaborar com a Fiocruz para identificar o que os cidadãos falam sobre zika nas redes sociais.
O trabalho conjunto vai permitir coletar e interpretar grande quantidade de mensagens publicadas no Twitter sobre temas como zika, dengue e chikungunya. Os relatórios que a IBM vai produzir junto com a Fiocruz vão permitir fazer recomendações práticas diretas para os responsáveis de saúde pública.
A IBM também oferecerá formação aos cientistas da Fiocruz para utilizar um programa que permite visualizar a propagação de doenças infecciosas tendo em conta fatores geográficos, climáticos ou de deslocamento humano. Este programa, denominado STEM, foi usado antes para identificar a propagação do vírus do Ebola ou de certos tipos de gripe e dos contágios com a malária ou a dengue.