Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
02 de agosto de 2016
SES amplia capacidade de testes para o vírus Zika durante os Jogos Olímpicos

SES amplia capacidade de testes para o vírus Zika durante os Jogos Olímpicos

Pelo menos 10 mil testes adicionais serão disponibilizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen-RJ) durante o período dos Jogos Olímpicos, graças à parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a empresa Roche, líder em oncologia e diagnóstico in vitro. Além de emprestar o equipamento para a testagem, a empresa disponibilizou os insumos reagentes para a realização do teste PCR, que é capaz de detectar a presença do vírus no sangue.

- Apesar da queda do número de casos notificados das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti que estamos observando nas últimas semanas, é importante que tenhamos aumento da disponibilidade para a realização de testes neste período em que iremos receber visitantes do mundo inteiro. Este tipo de parceria soma-se ao trabalho que a SES já vem realizando desde o início do ano, com campanhas de prevenção e ações integradas com outros órgãos de governo – destaca o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

No Lacen-RJ, os testes serão utilizados para a detecção do vírus em pessoas que apresentem os sintomas da Zika, sejam atletas, voluntários ou visitantes, além da população fluminense em geral, após a avaliação clínica em unidades de saúde.

- Este apoio é uma oportunidade para reforçar o compromisso da Roche Diagnóstica, líder mundial em diagnóstico molecular, em oferecer soluções rápidas e eficazes para auxiliar nas tomadas de decisão relacionadas aos cuidados com a saúde – afirma Christian Paetzke, presidente da divisão Diagnóstica da Roche.

A parceria busca apoiar as ações do Governo do Estado do Rio para o combate e a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

- Com o apoio da Roche, o Lacen irá ampliar a capacidade de testes durante o período em que o Rio está recebendo atletas e turistas de diversos países. Os registros de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti estão em queda, mas é importante que o Estado esteja preparado – completa o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES, Alexandre Chieppe.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!