Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
27 de abril de 2013
No dia de combate à Hipertensão Arterial, IECAC faz 90 atendimentos

No dia de combate à Hipertensão Arterial, IECAC faz 90 atendimentos

Durante a manhã desta sexta-feira (26), 90 pessoas realizaram exames gratuitos na Cobal do Humaitá, Zona Sul do Rio, para checar pressão arterial, glicose, colesterol, peso e circunferência abdominal, além de receberem orientações de diversos profissionais de saúde. A iniciativa foi promovida pelo Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio Castro (IECAC) em comemoração ao Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial

A hipertensão é uma das doenças que mais acomete a população mundial, além de ser um dos fatores agravantes do acidente vascular cerebral e enfarto agudo do miocárdio. De acordo com o diretor do IECAC, Antônio Ribeiro, e segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, menos de 10% daqueles que sabem que sofrem de hipertensão não faz o acompanhamento médico adequado para o controle da pressão arterial.

A autônoma Maria Cavalcanti, de 63 anos, é um exemplo. Ela é hipertensa, mas não procura o médico regularmente para controlar a pressão arterial. “Sei dos riscos, mas deixo a saúde em segundo plano. Procuro o médico só quando sinto alguma coisa. Mas sei também que tenho que mudar isso até porque sou diabética, que é outro problema na minha vida”, disse.

Para o diretor do IECAC, os dados são preocupantes e, por isso, a importância da conscientização da população. “A hipertensão é uma que muitas vezes não apresenta sintomas. Na capital do Rio de Janeiro, 28% são hipertensos. O controle precisa ser feito permanentemente”, alertou Ribeiro.

Este é o caso de Dagoberto Santos Araújo, de 29 anos. Após os exames realizados na manhã desta sexta-feira, descobriu que está com a pressão alta. “Foi uma surpresa para mim. Sempre adio a consulta de rotina no médico por causa do trabalho. Hoje percebi que tenho que controlar a pressão, a glicose e o colesterol, pois tudo está acima da média”, afirmou.

A Fundação Saúde, que é a gestora da unidade, fez concurso público e contratou educador físico para o IECAC. Um deles é Marcelo Carvalho Vieira, que trabalha na reabilitação cardíaca da unidade e esteve presente orientando a população sobre a importância dos exercícios físicos.

“Infelizmente, a maioria das pessoas que atendi hoje não faz atividade física e o sedentarismo é outro agravante para a doença. Mas temos que reiterar constantemente a relevância do movimento do corpo para a saúde de qualquer pessoa, seja ela hipertensa ou não”, lembrou.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!