Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
19 de dezembro de 2016
Hemorio convoca população para doar sangue

Hemorio convoca população para doar sangue

O Hemorio alerta para o baixo número de comparecimentos para doação de sangue desde o início de dezembro. Nesta época do ano, a demanda de sangue aumenta em todo o estado, principalmente por causa do número de acidentes nas estradas. Para manter os estoques de sangue confortáveis, o salão de doadores da unidade, no Centro do Rio, deve coletar, diariamente, cerca de 300 bolsas de sangue. A média tem sido de apenas 150.

— Contamos com o apoio da população do Rio de Janeiro para manter os estoques em bom nível durante as festas. A doação de sangue é um presente que as pessoas podem dar a quem precisa neste Natal. Não custa nada e só faz o bem a quem doa – afirma do Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf).

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. O hemocentro abre normalmente nos dias 24 e 25 de dezembro.

Para mais informações, o candidato pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece os pré-requisitos e dúvidas, além de informar o endereço das outras 26 unidades de coleta distribuídos pelo estado. O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!