Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
31 de agosto de 2017
Oficina qualifica profissionais de saúde sobre a ficha de notificação de violência



A Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental realizou nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, no auditório 11º andar da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a “Oficina de Qualificação em Notificação de Violência Interpessoal /Autoprovocada” para profissionais que notificam violência nos municípios e profissionais da Rede de Atenção Estadual. O encontro buscou mostrar que a notificação quando é feita de forma correta é um elemento-chave na atenção integral as pessoas, prevenindo a violência de repetição, permitindo que a rede de proteção e de garantia de direitos seja acionada e se articule.

O Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Mário Sérgio Ribeiro, fez a abertura da oficina e agradeceu a presença de todos os presentes. Ele ressaltou que a participação de gestores e técnicos de tantos municípios ajudará a ampliar e aprimorar a notificação da violência no estado do Rio de Janeiro.
“A presença de vocês aqui mostra o compromisso e a dedicação em fazer acontecer. Temos uma equipe forte e atuante dentro da SES que luta para sensibilizar os gestores na questão da notificação da violência possibilitando a melhoria na qualidade da informação. A notificação é uma exigência legal e quando feita corretamente retira os casos de violência da invisibilidade”.

Já a Gerente da Divisão de Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde, Eralda Ferreira, reforçou a necessidade da intensificação das qualificações que faz com que os profissionais conheçam a Ficha de Notificação de Violência e tirem dúvidas sobre aspectos técnicos de preenchimento.

"Através deste encontro, mostramos aos profissionais que não só a notificação que conta, mas, sim, o encaminhamento, acolhimento e acompanhamento dos pacientes. Além disso, as informações presentes na Ficha de Notificação de Violência são fundamentais para que se desenvolva políticas públicas de saúde”afirmou Eralda.

Durante o evento foram abordados temas como tipos de violência, como um profissional de saúde deve fazer o acolhimento da vítima, apresentação e qualificação do preenchimento da ficha de notificação de violência interpessoal / autoprovocada, consolidação dos dados.

Estiveram presentes técnicos e gestores dos municípios de Niterói, Caxias, Itatiaia, Cachoeira de Macacu, Nova Friburgo, Mesquita, Mangaratiba, Petrópolis, entre outros. Eles receberam material informativo além de um Guia de Atendimento a Adultos, Adolescentes e Crianças em Situação de Violência Sexual com informações sobre as medicações que devem ser utilizadas em cada caso.

O Grupo Arco-Íris, organização não governamental, que é voltado para o público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGTB) fez ainda uma apresentação sobre identidade de gênero na notificação da violência.

Confira as apresentações:

Guia de Bolso 2016
Prevenção da Violência Sexual Contra a Mulher
Análise dos dados do SINAN
Apresentação ficha de Notificação de Violência
Identidade de Gênero na Notificação de Violência

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!