Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
23 de fevereiro de 2018
Desde janeiro, Brasil e Peru notificaram casos de febre amarela nas Américas

Desde janeiro, Brasil e Peru notificaram casos de febre amarela nas Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou uma atualização epidemiológica sobre a febre amarela nas Américas, com dados fechados até 15 de fevereiro. Desde o último informe (de 12 de janeiro deste ano), Brasil e Peru relataram novos casos da doença.

Os países das Américas registram dados em períodos diferentes, de acordo com as realidades locais. O Peru notificou três casos prováveis de febre amarela – um dos quais foi confirmado em laboratório – entre as semanas epidemiológicas 1 e 4 (31 /12/2017 a 27/01/2018). Já os informes de febre amarela do Brasil seguem a sazonalidade da doença, que acontece, principalmente, no verão (geralmente com aumento de casos de dezembro a maio).

De acordo com informações do Ministério da Saúde brasileiro divulgadas um dia após o fechamento da atualização epidemiológica da OPAS/OMS, foram confirmados de 1º de julho de 2017 a 16 de fevereiro de 2018, 464 casos de febre amarela no país, dos quais 154 resultaram em mortes.

Além disso, foram confirmados casos da doença em dois viajantes europeus não vacinados, que estiveram em áreas do Brasil consideradas de risco para febre amarela. A ocorrência desses casos reforça a necessidade de os países fortalecerem a disseminação de recomendações para viajantes internacionais.

A OPAS/OMS insta os Estados Membros a continuarem os esforços para imunizar a população em risco e a tomarem as medidas necessárias para manter os viajantes informados e vacinados em áreas onde a vacinação contra febre amarela é recomendada.

Aedes albopictus

O alerta também registra que o Instituto Evandro Chagas, vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil, identificou o vírus da febre amarela em mosquitos Aedes albopictus. Esses mosquitos foram capturados em áreas rurais do estado de Minas Gerais em 2017. O significado da descoberta requer mais estudos, particularmente para confirmar a capacidade de transmissão da febre amarela pelo Aedes albopictus.

Atualmente, o Brasil e o Peru são afetados apenas pela febre amarela silvestre. O último caso de febre amarela urbana registrado nas Américas ocorreu em 2008, no Paraguai.

Doença

A febre amarela é prevenida por uma vacina eficaz e segura. Em geral, 90% das pessoas levam 10 dias a partir da data de vacinação para desenvolver imunidade ao vírus da febre amarela (o índice sobe para 99% das pessoas 30 dias após a vacinação).

Também é importante se proteger contra picadas de mosquitos, principalmente as pessoas que foram vacinadas há menos de dez dias e as que não podem tomar a vacina. Recomenda-se vestir roupas que cubram a pele, dormir debaixo de mosquiteiros impregnados com inseticida, mesmo durante o dia, e usar repelentes.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!