Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
13 de abril de 2018
Especialistas alertam para a prevenção à gripe

Especialistas alertam para a prevenção à gripe

O meio do ano se aproxima e as baixas temperaturas deste período vêm acompanhadas das típicas doenças de inverno. Entre elas, a gripe, que pode ser provocada pelo vírus Influenza, e se agravar entre a população mais suscetível à doença. Os subtipos que mais frequentemente infectam os humanos, são A(H1N1), A (H3N2) e Influenza B, que podem ser combatidos com medidas simples de higiene, além da vacinação que será aplicada ao público-alvo dentro da 20ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, a partir do próximo dia 24 em todos os 92 municípios do Rio.

- A vacinação é a forma mais segura e eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. Na maioria dos casos, a doença não se torna grave, mas entre os grupos suscetíveis, pode evoluir para casos de maior gravidade e, por isso, é essencial que a nossa população mais vulnerável esteja protegida – destaca o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

Gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas fazem parte do grupo prioritário por estarem mais suscetíveis ao contágio e complicações da doença e devem ser vacinados ao longo da campanha. As doses imunizam contra os três subtipos de gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

Em 2018, até o dia 9 de abril, foram notificados 123 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado, sendo 4 deles causados pelo vírus H1N1 e 11 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificados 13 óbitos por SRAG no estado, sendo 1 por H3N2.

- Todos os subtipos do vírus, incluindo o H3N2, já circulam em território nacional há décadas e vem sendo monitorados conforme a sazonalidade da transmissão e o cenário epidemiológico apresentado. O estado do Rio de Janeiro vem seguindo as orientações internacionais de combate à doença, com a aplicação de vacina, e orienta a adoção de medidas preventivas que devem ser lembradas por toda a população, como lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal – enfatiza o Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Mário Ribeiro.

Tire suas dúvidas sobre a gripe:

O que é Influenza? - É uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada. Caracteriza-se por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. A infecção geralmente dura, aproximadamente, uma semana. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9.

Transmissão - Ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

Sintomas - Pessoas com gripe podem apresentar febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).

Como se prevenir - A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de evitar a doença, mas pequenas ações no dia a dia também podem ajudar, como manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!