Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
13 de junho de 2018
Opiáceos: aumento no uso de certos medicamentos aponta risco de dependência

Opiáceos: aumento no uso de certos medicamentos aponta risco de dependência

Utilizados em especial para combater dores crônicas e debilitantes de pacientes com câncer ou lúpus, os opiáceos (ou opióides), também são encontrados diluídos na formulação química de medicamentos como os analgésicos (medicamentos que aliviam a dor), anestésicos (aqueles que reduzem ou eliminam a sensibilidade geral ou local) e até em xaropes para controlar a tosse, podendo ser usados para tratar dores de coluna, enxaqueca, dores nas articulações, dentre outras. O uso constante pode levar à dependência e o abuso desse tipo de drogas, à morte.

O uso crescente destes medicamentos a partir das prescrições médicas, no período de 2009 a 2015 no Brasil é o tema do artigo Rising trends of Prescription Opioid Sales in Contemporary Brazil, 2009-2015, escrito por Francisco Inácio Bastos, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e publicado no American Journal of Public Health (AJPH).

Segundo os dados da Agência Nacional de Saúde (Anvisa), expostos no artigo, o número de prescrições médicas de opiáceos vendidos nas farmácias em 2009 foi de 1.601.043 e em 2015, passou a 9.045.945, em números absolutos, representando um salto de 465%. O artigo mostra também que os produtos à base de codeína, para dores moderadas, foram de 95%, pulando de 1.584.372 prescrições para 8.872.501 receitas médicas, para o mesmo período.

Para o pesquisador, que também é um dos coordenadores da Pesquisa Nacional sobre o Uso de Crack, é necessário acompanhar o uso dos opiáceos e opióides que são vendidos pela internet e sem prescrição médica. Ele não acha que vá ser um problema a curto prazo, mas destaca que é preciso ficar alerta em relação à prescrição. Além disso, é preciso atenção, também, em relação à comercialização ilegal na internet.

Saiba mais no site do Icict/Fiocruz.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!