Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia

08 de agosto de 2018
Seminário discute hanseníase no Estado do Rio

Em referência ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, 5 de agosto, a Secretaria de Estado de Saúde promoveu o 2º seminário relativo ao tema na terça-feira (07/08). O evento aconteceu na Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ e discutiu novas ações de enfrentamento à doença. Em 2017 ocorreram 931 novos casos da doença em todo o estado, contra 902, em 2016.

O seminário reuniu vários especialistas, gestores municipais, movimentos sociais e pesquisadores, que, em conjunto, debateram a questão da hanseníase e os desafios para sua eliminação. Desse processo de discussão, será aprovado um documento que vai subsidiar o Plano Estadual de Enfrentamento da Hanseníase no estado.

Apresentado pela Gerência Estadual de Dermatologia Sanitária, em parceria com o Instituto Morhan, a UERJ, a FIOCRUZ, a UFRJ, o TCE e outros, o evento contou com a participação de vários municípios: Itaboraí, Campos, Duque de Caxias, Itaperuna, Itaguaí e Niterói, bem como a Secretaria de Administração Penitenciária. Além de provocar a discussão sobre a hanseníase, os gestores municipais tiveram acesso a informações atualizadas, favorecendo um planejamento integrado.

A hanseníase é uma doença que afeta a pele, os nervos dos braços, das mãos, das pernas e outras regiões. Ela é transmitida pela tosse, espirro e o principal agente é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento. As manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amorronzadas, em qualquer parte do corpo, são alguns sinais da doença. O tratamento é feito gratuitamente pelo SUS e poder durar de 6 meses até 1 ano.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!