Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
05 de novembro de 2013
Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer triplica número de cirurgias em três meses

Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer triplica número de cirurgias em três meses

Em três meses de funcionamento, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) triplicou o número de operações realizadas. A unidade da Secretaria de Estado de Saúde especializada em neurocirurgia realizou 31 procedimentos em agosto, 62 em setembro e 95 em outubro. Um marco comemorado pelo seu diretor, o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho.

- Em três meses de funcionamento já estamos acima da expectativa, fazendo uma média de seis a sete cirurgias por dia. O Instituto do Cérebro é uma iniciativa pioneira no Brasil. Não existe nenhuma instituição no Brasil dedicada totalmente ao cérebro. É uma qualidade que não se encontra em nenhuma clínica privada. Temos uma estrutura médica com profissionais treinados, que levam de 15 a 20 anos para se tornarem aptos a realizar cirurgias no cérebro – avalia o especialista.

O número de atendimentos ambulatoriais também é motivo de comemoração da equipe do Instituto: passou de 42 em junho para 566 em outubro. O ambulatório iniciou suas atividades em 24 de junho.

Instituto Estadual do Cérebro - O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer concentra o tratamento cirúrgico de doenças do sistema nervoso central e periférico, como tumores e doenças vasculares e degenerativas. São quatro centros cirúrgicos, dos quais dois têm capacidade de realizar cirurgias neuronavegacionais, operação menos invasiva feita por computador e espaço de fisioterapia que reproduz uma residência para a readaptação dos pacientes após AVCs.

A unidade, que atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é o primeiro centro voltado para o tratamento de doenças neurocirúrgicas do país e utiliza técnicas inéditas na rede pública. O projeto integral do IEC recebeu quase R$ 80 milhões em investimentos em obras e equipamentos de última geração.

Gestão - A administração da unidade segue o modelo de gestão compartilhada por Organizações Sociais (OSs), a cargo da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!