Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
12 de dezembro de 2018
Promoção de Saúde nas Escolas do Estado do Rio de Janeiro

Promoção de Saúde nas Escolas do Estado do Rio de Janeiro

A Divisão de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DivDANT/PS) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, através da Área Técnica de Controle do Tabagismo, Atenção Básica e Programa Saúde na Escola, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer – INCA/MS, realizou em 26 de novembro de 2018, a “Capacitação de Multiplicadores Municipais do Programa Saber Saúde nas Escolas”.

A promoção da Saúde nas Escolas feita por esse Programa tem como objetivo geral formar cidadãos críticos, capazes de decidir sobre a adoção de comportamentos saudáveis, dentro de uma concepção mais ampla de saúde e que contribuam para a saúde coletiva e a do meio ambiente. O Programa propõe uma abordagem lúdica, dinâmica, e participativa, com diversos tipos de material incluindo livros, filmes, folders e adesivos. Sua proposta é uma abordagem transversal pelas disciplinas, tangenciando o currículo em vários aspectos, entrelaçando vários conteúdos.

O evento aconteceu no auditório do Prédio-Sede do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, num dia de chuva torrencial, tendo mais de 80 participantes presentes, oriundos de 31 municípios do estado do Rio de Janeiro, além de representantes institucionais. Consideramos uma boa procura, entendendo esta como uma demanda importante.

A capacitação contou com palestras de diversos profissionais tanto da SES/RJ quanto do INCA esclarecendo os objetivos do programa, bem como estratégias de implantação, participações intersetoriais e possibilidades de atuação da Promoção da Saúde na área da infância e adolescência. Todos, membros do Programa Nacional de Controle do Tabaco e do Programa de Saúde na Escola.

Os municípios que já estavam em funcionamento apresentaram experiências anteriores com Programa Saber Saúde e tiveram a oportunidade de se manifestar sobre o tema, entre eles: Teresópolis, Petrópolis, Nova Iguaçu, Volta Redonda e Itaguaí.

O Programa Saber Saúde/INCA forma profissionais da Educação e da Saúde para trabalharem conteúdos relacionados à promoção da saúde com crianças e adolescentes dentro das escolas. Nesse sentido, apresenta informações de base científica à comunidade escolar e local, que auxiliam na abordagem do Tabagismo e outros fatores de risco para o Câncer, tais como alimentação inadequada, sedentarismo, exposição excessiva ao sol e etc.. Este ultimo tema chama atenção, uma vez que o câncer de pele é o de maior incidência entre todos os canceres, embora de baixa letalidade.

As ações educativas levam a uma maior conscientização dos alunos, provocando a transformação em suas atitudes e comportamentos, bem como de seus responsáveis, visando promover assim a redução da prevalência de fatores de risco à saúde. Tal abordagem no ambiente escolar, com crianças e adolescentes, pretende também ultrapassar as fronteiras da sala de aula, através da promoção de eventos e da participação de todos, incluindo o entorno. Pretende sensibilizar e conscientizar a comunidade, tornando-a mais capaz de eleger comportamentos saudáveis, facilitando o acesso a uma vida com mais qualidade e sustentabilidade.

Promoção de Saúde nas Escolas do Estado do Rio de Janeiro

Promoção de Saúde nas Escolas do Estado do Rio de Janeiro

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!