Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
13 de dezembro de 2018
SES e Fiocruz promovem evento sobre enfrentamento da Febre Amarela e Chikungunya

SES e Fiocruz promovem evento sobre enfrentamento da Febre Amarela e Chikungunya

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e a Fiocruz – em parceria com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e a Associação dos Prefeitos e Municípios do Rio de Janeiro (APREMERJ) – realizaram, nesta quarta-feira (12), um evento para discutir os desafios e perspectivas sobre a chikungunya e febre amarela no verão de 2018 e 2019. De janeiro a novembro, foram notificados 37.889 casos de chikungunya no estado, enquanto no mesmo período de 2017, foram registradas 4.228 ocorrências. Quanto à febre amarela, este ano, foram 262 casos da doença e no ano passado 27 casos.

O encontro teve como objetivo fortalecer a capacidade de resposta da área de saúde diante do cenário epidemiológico de chikungunya e febre amarela no Rio de Janeiro. O mesmo modelo será replicado em Salvador (BH), Fortaleza (CE), Mato Grosso do Sul (MS), Belo Horizonte (MG), Manaus (AL), Porto Velho (RO) e Teresina (PI).

- Estamos em alerta permanente contra o Aedes aegypti e em novembro reforçamos este apelo à população com a campanha do Dezinho, um personagem mirim que tem grande alcance entre as crianças. O objetivo é evitar focos do mosquito, que transmite a chikungunya. Para a febre amarela, temos a vacina disponível nos postos de saúde dos municípios e temos realizado constantes ações para incentivar a vacinação. Tanto para conter a febre amarela quanto para eliminar a chikungunya precisamos contar com o apoio irrestrito da população – disse o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

Os especialistas debateram as estratégias para o enfrentamento da epidemia. No caso da chikungunya, por exemplo, serão criados centros de hidratação com analgesia, baseado nos dados de notificação, além da implantação de rotinas e protocolos de atendimento nas unidade de urgência e emergência.

Para o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Mario Sérgio Ribeiro, eliminar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e a vacinação contra a febre amarela, doença transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes é um dever de toda a sociedade.

- A prevenção das arboviroses requer ações proativas, voltadas para o controle do mosquito transmissor, tanto do poder público quanto da população. Isto porque o mosquito vive, ou é encontrado, nas residências, onde cerca de 70% dos seus criadouros são encontrados. Bastam 10 minutos por semana para cada um fazer sua parte. Sobre a febre a amarela a imunização é essencial– disse Mario.

Dengue, Zika e Chikungunya

Em 18 de novembro, a SES lançou nova campanha e reconvocou o herói Dezinho, que tem a missão de combater o mosquito Aedes junto com a população do estado. A campanha publicitária foi lançada em rádios, TVs e veículos online e teve o objetivo de mobilizar toda a sociedade, mas principalmente o público infantil. O verão, estação mais quente do ano, começa em 21 de dezembro e a campanha se antecipou à data com a finalidade de alertar a população em relação às medidas de prevenção e controle.

Parece pouco, mas dez minutos por semana é tempo suficiente para que uma pessoa olhe todos os possíveis focos do mosquito nas residências. A vistoria deve acontecer em caixas d’água, tonéis, vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo e bandejas de ar-condicionado. Com essas medidas de prevenção, é possível evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Febre amarela

No início de novembro, a SES lançou nova campanha de vacinação contra a febre amarela. A ação visa imunizar cerca de 4 milhões de pessoas e tem como objetivo alcançar a cobertura vacinal de 95% do público-alvo antes da chegada do verão, período em que pode ocorrer uma maior incidência da doença. Até o momento já foram imunizadas cerca de 11 milhões de pessoas, o que corresponde a 73% da meta.

Durante o ano de 2018, a vacina esteve disponível de segunda a sexta-feira em todos os postos de saúde e durante três finais de semana de novembro a SES montou uma tenda para vacinação a Quinta da Boa Vista, a ação imunizou cerca de mil pessoas durante os seis dias . É importante ressaltar que a vacina padrão continua disponível nos postos de saúde.

A SES alerta que todos os que não tomaram a vacina devem procurar os postos. Aqueles que já foram imunizados com a dose fracionada, não precisam se vacinar nesta etapa porque já estão protegidos.

A vacina não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!