Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
14 de novembro de 2013
Idade máxima para doação de sangue passa para 69 anos

Idade máxima para doação de sangue passa para 69 anos

Mudança na idade máxima para doação de sangue no Brasil possibilitará a ampliação em 2 milhões no público de potenciais doadores. Agora, voluntários com até 69 anos de idade também poderão ajudar a salvar vidas. Países como EUA, França e Espanha já trabalham com esta faixa etária.

O Brasil coleta anualmente 3,6 milhões de bolsas, o que corresponde ao índice de 1,8%, que está dentro dos parâmetros previstos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, o objetivo do Ministério da Saúde é chegar ao índice de 3%. As primeiras medidas para a ampliação dos números foi feita em 2012, quando houve a redução da idade mínima para doação de 18 para 16 anos, com autorização do responsável. Com a expansão das idades mínima e máxima dos doadores, houve a abertura para 8,7 milhões novos voluntários.

Outra nova medida referente à doação de sangue é a obrigatoriedade da realização do teste NAT (teste de ácido nucleico) em todas as bolsas de sangue coletadas no país para detectar os vírus HIV e da Hepatite C. Uma nova portaria diz que o sangue captado para doação deve ser submetido ao exame no momento da coleta, para reduzir a chamada “janela imunológica” para a identificação mais rápida destes vírus.

(Com informações do Ministério da Saúde)

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!