Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
22 de março de 2019
OMS pede proibições à publicidade, promoção e patrocínio do tabaco em eventos esportivos

OMS pede proibições à publicidade, promoção e patrocínio do tabaco em eventos esportivos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está pedindo aos governos para aplicarem proibições à publicidade, à promoção e ao patrocínio de tabaco em eventos esportivos, inclusive quando estiverem hospedando ou recebendo transmissões de eventos da Fórmula 1 e do MotoGP.

O organismo internacional também pede que todos os órgãos esportivos, incluindo a Fórmula 1 e o MotoGP, adotem políticas fortes, garantindo que seus eventos sejam “livres do tabaco” e que suas atividades e participantes, incluindo equipes de corrida, não sejam patrocinados por empresas desse ramo. Esta chamada vêm à luz das empresas de tabaco que estabelecem novas parcerias com equipes de automobilismo.

Segundo a OMS, proibições abrangentes de publicidade, promoção e patrocínio do tabaco reduzem o consumo de produtos dele derivados, inclusive entre os jovens. O Artigo 13 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS obriga as Partes a implementarem uma proibição (ou restrições) abrangente à publicidade, promoção e patrocínio do tabaco. Essas definições são amplas e abrangem atividades com o efeito ou o provável efeito de promover direta ou indiretamente um produto derivado do tabaco ou o próprio uso do tabaco.

As ações das empresas resultam em publicidade e promoção de produtos de tabaco e do consumo de tabaco, incluindo para os jovens. A publicidade e a promoção desses produtos ocorrem tanto em países que hospedam eventos, quanto em países que recebem suas transmissões.

A OMS pede aos governos que implementem suas próprias leis proibindo a publicidade, a promoção e o patrocínio do tabaco das formas mais rígidas possíveis – incluindo a aplicação de penalidades de acordo com as leis internas e a adoção de medidas preventivas.

Fonte: OPAS

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!