Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
19 de junho de 2019
Estudo indica opção para prevenir tuberculose em pessoas com HIV

Estudo indica opção para prevenir tuberculose em pessoas com HIV

A tuberculose é a principal causa de morte entre as pessoas infectadas pelo HIV. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017 foram registrados 10 milhões de novos casos da doença no mundo e 300 mil mortes apenas entre pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA).

Neste cenário, duas medidas para redução do risco de tuberculose ativa nesta população são de extrema importância: início imediato de Terapia Antirretroviral Combinada (TARc) e Tratamento da Infecção Latente por Tuberculose (ILTB) – condição em que o indivíduo possui a infecção por tuberculose sem qualquer indicio de doença ativa.

Um tratamento de ILTB de um mês de duração oferece uma alternativa ao preconizado pela OMS – Isoniazida (INH) por seis a nove meses – com potencial para revolucionar a estratégia de prevenção da coinfecção tuberculose/HIV.

O estudo, cujos resultados foram publicados recentemente na The New England Journal of Medicine (NEJM), tem como um de seus coautores Rodrigo Escada, pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids, no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).

Os participantes do estudo foram distribuídos de forma aleatória para receberem Rifapentina e INH por quatro semanas ou INH por nove meses e foram monitorados posteriormente ao longo de três anos e três meses, em média. Os pacientes do grupo que usaram o tratamento de curta duração apresentaram menos eventos adversos e uma adesão significativamente maior, de 97% contra 90% no grupo que recebeu INH por 9 meses.

Para Escada, um dos maiores méritos da pesquisa foi demonstrar que a nova estratégia é tão eficiente quanto o tratamento recomendado atualmente pela OMS. Para saber mais sobre o estudo acesse aqui a página da Agência Fiocruz de Notícias.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!