Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
24 de junho de 2019
SES realiza oficina de capacitação de multiplicadores municipais para a promoção de práticas alimentares saudáveis e prevenção de câncer

SES realiza oficina de capacitação de multiplicadores municipais para a promoção de práticas alimentares saudáveis e prevenção de câncer

A Divisão de Agravos Não Transmissíveis (DANT/CVPS/SVEA/SVS) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) realiza, nos dias 3 e 4 de julho, de 9h a 17h, na SES-RJ – Rua México, 128/auditório 10º andar – a Oficina de Capacitação de Multiplicadores Municipais para a Promoção de Práticas Alimentares Saudáveis e Prevenção de Câncer em parceria com o Instituto nacional de Câncer (Inca).

O objetivo da oficina é a formação de profissionais que atuam, preferencialmente, na Atenção Primária à Saúde, como multiplicadores para práticas educativas para a população, que podem reduzir a ocorrência de novos casos de câncer como: a promoção da alimentação saudável, incentivo à prática da atividade física, prevenção do sobrepeso e da obesidade e prevenção ao consumo nocivo de bebidas alcoólicas.

Segundo o INCA mudanças no padrão alimentar e no estado nutricional de uma população são influenciadas por diversos fatores, como os ambientais e os socioeconômicos e não dependem somente do acesso à informação. Evidências apontam que a promoção do reconhecimento social da relação entre alimentação e prevenção do câncer é capaz de provocar mudanças a favor de práticas alimentares saudáveis. Acrescenta ainda, em seu manual da oficina, que ações com vistas à conscientização da população, dos profissionais de saúde e dos influenciadores de opinião são importantes estratégias para a prevenção e controle desse grupo de doenças.

Serão disponibilizadas duas vagas por município, para profissionais de saúde que tenham disponibilidade para multiplicar a Oficina e que atuem, preferencialmente, na Atenção Primária à Saúde, e especialmente, nas Unidades Básicas de Saúde e no NASF. As inscrições devem ser realizadas por meio do e-mail: rj.dantps@gmail.com, até o dia 28 de junho de 2019 (ou até o preenchimento das vagas).

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!