Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
22 de julho de 2019
Boletim denuncia ações da indústria do tabaco

Boletim denuncia ações da indústria do tabaco

As manobras da indústria do tabaco a fim de 'capturar' processos políticos e legislativos e o exagero na sua importância econômica para o país estão na pauta da quinta edição do Boletim do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).

O editorial traz a mensagem da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (FCTC, na sigla em inglês) da Organização Mundial da Saúde (OMS) parabenizando a ação da AGU, que objetiva indenização, por parte das empresas de tabaco, dos custos sociais e econômicos resultantes de doenças relacionadas ao fumo.

Já o artigo Consumo global de cigarro em queda leva agroindústria do tabaco para ofensivarevela que, apesar de haver declínio global no tabagismo, entidades pró-tabaco investem recursos significativos na construção de uma agenda positiva para o setor. A iniciativa pretende neutralizar as informações acerca de adoecimento e mortalidade associadas ao cigarro, ao relacionar a cultura com sustentabilidade, prosperidade e qualidade de vida no campo.

A criação de um GT, no âmbito do Ministério da Justiça, com o intuito de avaliar a tributação sobre os produtos derivados do tabaco foi tema da reportagem principal do boletim. Nela, os ex-ministros da Saúde Agenor Álvares e José Gomes Temporão falam a respeito das estratégias de negócios da indústria e do prejuízo dessa iniciativa na saúde pública e na economia brasileira. Eles também enalteceram os observatórios para monitorar as estratégias da indústria.

Acesse aqui o Boletim do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!