31 de julho de 2019
Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Em celebração ao dia 27 de julho, sábado passado, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho a equipe da Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), realiza ação esclarecimento a população sobre de promoção da saúde e prevenção de acidentes em parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego.

Saiba mais sobre a ação aqui.

A data é símbolo da luta das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho. O dia comemorativo propõe uma reflexão sobre como os ambientes e processos de trabalho podem determinar tanto a saúde quanto os acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. Mais ainda, evidencia a necessidade de adoção de medidas e ações preventivas para mudar o atual cenário de morbimortalidade dos trabalhadores no Brasil.

Os dados de doenças e acidentes relacionados ao trabalho no estado do Rio de Janeiro, consolidados no Boletim Epidemiológico (abaixo) pela equipe técnica apontam número relevante de registro nas regiões e munícipios e norteiam os gestores para a promoção de ações integradas para a garantia da detecção, modificação e cuidado oportuno e integral a todos os trabalhadores. Todos os pontos de atenção á saúde do SUS e da rede privada estão aptos a notificar quaisquer agravos relacionados ao trabalho, e também compete ao trabalhador procurar essas unidades notificadoras para informar o acidente ocorrido.

É de responsabilidade dos empregadores proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, buscando alcançar a melhoria da qualidade de vida, e adotar medidas de manutenção da segurança e a saúde de seus trabalhadores (as). É importante ressaltar que, manter ambientes e processos de trabalho saudáveis são uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e trabalhadores. A participação dos trabalhadores é essencial no processo de identificação das situações de riscos presentes nos ambientes de trabalho, assim como as repercussões dos riscos sobre a sua saúde.

Confira aqui o Boletim Epidemiológico.